Arthur Virgílio: "Darcy era um verdadeiro gênio da raça brasileira"
Para o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), o antropólogo Darcy Ribeiro, que morreuhá dez anos, era um verdadeiro gênio da raça brasileira e deixou uma lacuna impreenchível na história do país. A observação foi feita durante a homenagem prestada em sessão especial do Senado, nesta quarta-feira (21).
- Darcy era fonte, possibilitava que pessoas, como tantos de nós, pudessem ir a ele para beber suas idéias, rejeitá-las ou aceitá-las totalmente ou em parte. Se ele é fonte, e foi todo esse brasileiro enorme, temos que comemorar e celebrar Darcy, contar suas histórias. Era um intelectual com todas as letras maiúsculas do termo, um brasileiro que pensou sempre o melhor para o país, uma unanimidade inteligente - disse.
Arthur Virgílio destacou ainda que Darcy foi um grande político - vice-governador do Rio de Janeiro, ministro, senador -, mas antes disso, educador e antropólogo que formulava o Brasil. O senador disse que, mesmo com todas as discordâncias entre os dois, como no campo econômico, nunca deixou de admirar Darcy Ribeiro.
21/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio discorda da proposta de extinção da raça 'pitbull'
Arthur Virgílio lembra Darcy Ribeiro e Lauro Campos na homenagem à UnB
Arthur Virgílio diz que FH continuará a opinar sobre a questão brasileira
Arthur Virgílio alerta: Amazônia é brasileira, mas interessa à humanidade
Situação fiscal brasileira está se deteriorando, alerta Arthur Virgílio
Arthur Virgílio critica comando múltiplo da política externa brasileira