Arthur Virgílio: denúncias contra Jader trazem inquietação



O líder do governo na Câmara dos Deputados, Arthur Virgílio (PSDB-AM), disse nesta segunda-feira (dia 16) que "é inquietante" para o país a situação do presidente do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), acusado de envolvimento em negócios escusos com recursos da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Virgílio, entretanto, recomendou cuidado aos que falam no afastamento de Jader, por se tratar do presidente do Senado e das sessões do Congresso Nacional, e não de um ocupante de cargo demissível por vontade do presidente da República.

Depois de assistir, em Plenário, ao discurso em que Jader se defendeu das denúncias publicadas pela revista Veja, o líder do governo concedeu uma série de longas entrevistas. Em seguida, dirigiu-se ao Palácio do Planalto para reunião com o presidente Fernando Henrique Cardoso, "sem um julgamento" sobre a defesa do presidente do Senado. Virgílio apenas considerou "importante" a revelação feita por Jader de um esquema de comissões para acesso a projetos financiados com dinheiro da Sudam.

As investigações sobre as denúncias no âmbito da Sudam devem continuar sendo feitas, segundo o deputado, mas "sem vedetismo" e ocupando apenas 10% do tempo dos políticos. Os outros 90% deveriam ser usados na administração do país. Virgílio disse que, sem a oposição e uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), o governo já descobriu fraudes de R$ 1,8 bilhão na Sudam. O parlamentar é de opinião que o mecanismo de incentivo fiscal para projetos de desenvolvimento é "inviável".

16/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio responde listando denúncias contra Renan

Arthur Virgílio lista denúncias da imprensa contra Renan

PSDB e Arthur Virgílio recorrem contra arquivamento de representações e denúncias

Arthur Virgílio faz graves denúncias contra o governador do Amazonas, Eduardo Braga

Arthur Virgílio e Cristovam anunciam mais duas denúncias contra Sarney

Tuma pede discurso de Arthur Virgílio sobre denúncias contra Gim Argello