Tuma pede discurso de Arthur Virgílio sobre denúncias contra Gim Argello



O senador Romeu Tuma (DEM-SP) requereu as notas taquigráficas do discurso do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) cobrando explicações do senador Gim Argello (PTB-DF) - recém-empossado na vaga aberta com a renúncia do ex-senador Joaquim Roriz (PMDB-DF) - sobre denúncias de irregularidades praticadas na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Tuma disse estar cumprindo com sua obrigação como corregedor do Senado e comentou pedir a Deus, em suas orações diárias, "ajuda para nunca cometer injustiças".

- Tenho a consciência tranqüila e não recuo diante de um desafio exigido pela sociedade - afirmou.

Depois de assegurar que não irá fugir à responsabilidade como corregedor do Senado e citar a frase do guerrilheiro Che Guevara "há que endurecer, porém sem perder a ternura", Tuma leu o artigo "Reconstruir a Base Ética", publicado pelo arcebispo de São Paulo Dom Odilo Scherer no jornal O Estado de S. Paulo.

Ao longo do texto, lido pelo representante do Democratas em Plenário nesta terça-feira (17), o religioso afirma que o enfrentamento dos episódios de corrupção no país passa por uma reforma política e pelo aprimoramento do regime democrático. Também defende a criação de mecanismos legais mais eficazes para inibir comportamentos desonestos. Mas, na sua opinião, o mais grave seria o embotamento da consciência moral do país, o que exigira a urgente reconstrução da base ética e moral da convivência humana.



17/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma remarca reunião para tratar de denúncias contra Gim Argello

Arthur Virgílio pede explicações a Dilma sobre denúncias que envolvem venda da Varig

Arthur Virgílio cobra explicações de Gim Argello sobre acusações

Arthur Virgílio: denúncias contra Jader trazem inquietação

Arthur Virgílio responde listando denúncias contra Renan

Arthur Virgílio lista denúncias da imprensa contra Renan