Arthur Virgílio: é necessário esclarecer a compra dos caças franceses



Ao comentar a contradição entre o anúncio da compra de caças franceses, feito pelo presidente Lula, e a informação do Ministério da Defesa de que o processo de escolha dos aviões ainda não terminou, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) declarou nesta quarta-feira (9) que "há um grande imbróglio a ser esclarecido".

- O presidente se antecipou ao resultado da licitação e, dessa forma, desmoralizou o processo - disse o líder do PSDB no Senado, acrescentando que, nesse caso, "ou a licitação não é séria ou Lula não falou sério".

Para Arthur Virgílio, a contradição entre o presidente e o Ministério da Defesa representa "uma certa quebra de autoridade, pois não é comum ouvirmos um presidente da República ser contestado por seus subordinados".

O senador também apresentou outros questionamentos sobre a compra: se os aviões franceses realmente atendem aos interesses da Aeronáutica; se é verdadeiro o boato de que esses caças estariam superados tecnologicamente; e se, com o preço a ser pago, não seria possível adquirir aviões melhores.

- Isso merece a vinda [ao Congresso Nacional] do ministro da Defesa e do comandante da Aeronáutica, para que esmiucemos a questão tecnológica, a questão do preço e o mistério da licitação - defendeu.

Durante o discurso de Arthur Virgílio (PSDB-MG), o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) informou que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, deverá comparecer na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), na próxima semana, para prestar esclarecimentos sobre o assunto.



09/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio elogia "pronta disposição" de Jobim para esclarecer venda de armas a Venezuela

Arthur Virgílio quer informações sobre compra de aviões para a FAB

Arthur Virgílio reconhece que errou ao denunciar vídeo para a compra da Amazônia

Arthur Virgílio comenta suposta autorização do presidente do PT para compra de dossiê

Arthur Virgílio estranha silêncio do governador do Amazonas sobre compra de terras por estrangeiro

Arthur Virgílio pede explicações a Dilma Rousseff sobre denúncia de favorecimento na compra da Varig