Arthur Virgílio: Ibama comete arbitrariedades contra pequenos agricultores em Ipixuna



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) repercutiu da tribuna denúncia formulada pelo advogado Ricardo Gomes, segundo a qual o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comete arbitrariedades em Ipixuna (AM), perseguindo pequenos agricultores do município.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (10), o parlamentar afirmou que esses pequenos agricultores "desmataram um ou dois hectares" de suas propriedades para plantar mandioca ou para a agricultura de subsistência e agora enfrentam ações de despejo e multas descabidas aplicadas pelo órgão federal.

- Há multas de 400 mil reais para gente que não ganha 500 reais por mês - denunciou o parlamentar.

Arthur Virgílio afirmou que mais da metade desses agricultores é analfabeta e nenhum deles foi sequer advertido previamente. Tampouco foi tentado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), na tentativa de recompor a área degradada. Não há defensoria pública no município, que sequer tem outros advogados.

O representante do Amazonas pediu ao Ibama e também ao Ministério do Meio Ambiente, à Procuradoria Geral da República, à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e aos Ministérios Públicos Estadual e Federal que se pense "em outra alternativa que não seja a mutilação da renda dessas famílias". Para ele, é "demagógico e falso" dizer que se protege o meio ambiente dos amazônidas que a ocupam há tanto tempo, praticando a agricultura e a pesca de subsistência. Segundo o senador, os agressores são sempre gente de fora, ligada a grandes projetos.

O senador também pediu votos de aplauso para os municípios de Anamã, Manaquiri, Amaturá, Alvarães, Beruri, Manicoré, Guajará e Japurá, que fazem aniversário de fundação em dezembro. Ele também comemorou a primeira TV digital construída com tecnologia totalmente produzida no Pólo Industrial de Manaus.



10/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lando condena ação do Ibama contra pequenos agricultores de Rondônia

Arthur Virgílio protesta contra possível fechamento de posto do Ibama no Amazonas

Arthur Virgílio registra mobilização de agricultores paranaenses contra invasões

Terra Legal entrega títulos para agricultores familiares em Nova Ipixuna (PA)

Arthur Virgílio acusa Marta e o PT paulista de sabotagem contra transição e contra José Serra

PSDB vai votar contra a CPMF, diz Arthur Virgilio