Lando condena ação do Ibama contra pequenos agricultores de Rondônia



O senador Amir Lando (PMDB-RO) protestou nesta terça-feira (13) contra a expulsão de pequenos agricultores de suas propriedades pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Rondônia. Segundo Lando, o gerente-executivo do Ibama em Ji-Paraná, Valmir de Jesus, até metralhou suínos e uma égua para obrigar os agricultores a se retirarem de uma área de 60 mil hectares incorporada à reserva biológica de Jaru, que já abrangia 268.150 hectares.
- Mais de seiscentas famílias foram atropeladas sem uma análise prévia. Sou contra qualquer invasão ilegal, mas também sou contra a expulsão de legítimos proprietários de suas terras. Além disso, é incoerente incorporar a uma reserva áreas já exploradas e degradadas pelo homem - afirmou.
Em aparte, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) solidarizou-se com Lando e afirmou que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) fez muito pouco nos últimos três anos e meio para assentar produtores e que o Ibama expulsa quem está produzindo.
Amir Lando explicou que as famílias de pequenos agricultores têm título privado das propriedades pelas quais pagaram e anunciou que fará um apelo formal ao presidente da República, ao Ministério do Meio Ambiente e ao Ibama, para que revejam o decreto que amplia a área da reserva biológica de Jaru.
- Queremos providência urgentes para cessar toda a violência - concluiu.

13/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio: Ibama comete arbitrariedades contra pequenos agricultores em Ipixuna

Amir Lando protesta contra ação do Ministério Público de Rondônia

Amir Lando denunciará ao Ibama coleta ilegal de madeira em Rondônia

MOREIRA SE SOLIDARIZA COM PEQUENOS AGRICULTORES DE RONDÔNIA

Amir Lando se solidariza com agricultores sem terra de Rondônia

Amir Lando: agricultores e caminhoneiros de Rondônia pedem socorro