Arthur Virgílio protesta contra possível fechamento de posto do Ibama no Amazonas



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) manifestou em Plenário, nesta quinta-feira (3), seu protesto pela ameaça de fechamento de escritórios regionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na região do Médio Amazonas.

A denúncia, feita pelo jornal Amazonas em Tempo, de Manaus, não teria sido confirmada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que alega que os postos, localizados nos municípios de Itacoatiara, Parintins e Manacapuru, serão apenas reestruturados. O senador, porém, disse estar "de olho".

- Até agora, a bancada federal da Câmara dos Deputados não recebeu qualquer resposta formal ao manifesto contra a extinção daquelas unidades. Se os postos forem fechados, a devastação da floresta só vai aumentar - alertou ele.

Arthur Virgílio também apresentou denúncia da empresa Videolar, que produz mídias virgens (CD-R e DVD-R) na Zona Franca de Manaus. Segundo a empresa, governadores do Nordeste estariam pleiteando junto aos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Indústria e Comércio o enquadramento desses produtos na categoria de bens de informática, o que retiraria o monopólio de sua produção da Zona Franca.

- Se isso acontecer, vai ser muito difícil à Zona Franca de Manaus concorrer com itens produzidos em outros locais, por baixo preço e sem qualidade - disse o senador.

Ipea

Arthur Virgílio se disse preocupado com informações veiculadas pela imprensa que apontam que o PRB pretende "aparelhar" o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O órgão está subordinado à recém-criada Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo, coordenada pelo ministro Roberto Mangabeira Unger, vice-presidente do PRB.

- O fisiologismo é intolerável em qualquer lugar, mas, se for praticado no Ipea, poderemos perder o trabalho de muitas décadas - disse.



03/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio protesta contra MP que prejudicaria a indústria do Amazonas

Arthur Virgílio protesta contra manipulação do presidente do TCU pelo governador do Amazonas

Arthur Virgílio protesta contra falta de energia elétrica em municípios do Amazonas

CARLOS WILSON PROTESTA CONTRA POSSÍVEL FECHAMENTO DE DELEGACIA

Eduardo Siqueira Campos protesta contra fechamento de frigorífico pelo Ibama

Arthur Virgílio reforça denúncia contra governador do Amazonas