Arthur Virgílio não encampa denúncia de conta de Lula no exterior, mas quer ouvir Daniel Dantas



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) afirmou em discurso, no final desta segunda-feira (15), que não encampa as informações, atribuídas ao banqueiro Daniel Dantas,publicadas nesta semana pela revista Veja, de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades teriam contas bancárias no exterior.

Virgílio ponderou que nem a revista encampou as informações apresentadas pelo banqueiro. No entanto, disse que não abre mão de ouvir Daniel Dantas, do Banco Opportunity, no Senado, sobre seu suposto dossiê com as contas.

- Se é mentira, o senhor Daniel Dantas deve pagar. Se confirmar, é o fim do mundo. Se tem dossiê, que apresente. Se não tem, deve pagar por isso. Se tem provas tão graves a respeito de figuras tão importantes, que as apresente. Se não tem, que arque com as conseqüências - disse.

O senador quer também ouvir a irmã do banqueiro, Verônica Dantas, por sua informação à Justiça norte-americana de que o presidente Lula e dois ex-ministros teriam tentado extorquir dinheiro em troca de facilidades no governo. Ele estranha a informação.

- É muito grave e prefiro dar todo o benefício da dúvida a essas autoridades. Apesar de estranho, ela também deve ser ouvida pelo Senado - acrescentou. O senador lamentou a decisão do presidente da República de processar a revista Veja. Para ele, o presidente tem esse direito, mas deveria também processar Daniel Dantas, pois, sem isso, fica parecendo que se trata de uma forma de "fugir de um cara a cara com o senhor Daniel Dantas".

Virgílio pediu a transcrição nos anais do Senado de entrevistas concedidas neste final de semana pelo ex-ministro Rubens Ricupero (O Estado de S. Paulo) e pelo deputado Paulo Delgado (O Globo), os quais sugerem caminhos para o Brasil no caso do gás da Bolívia. O senador criticou a atuação do assessor da Presidência Marco Aurélio Garcia, que "chegou ao ponto de contestar publicamente" o chanceler Celso Amorim.

No mesmo pronunciamento, Arthur Virgílio cumprimentou a Comunicação Social do Senado pelo lançamento de sua página internacional na Agência Senado, com informações em inglês e espanhol sobre as atividades da Casa.

Apresentou também requerimento dirigido ao ministro da Integração Nacional questionando medidas para ajudar a população do município de Parintins (AM), em estado de calamidade por causa da cheia do rio Amazonas.

15/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oposição quer ouvir Daniel Dantas e representantes do Citigroup na CCJ

Tuma, ACM e Arthur Virgílio querem depoimento de Daniel Dantas; Garibaldi e Ideli são contrários

Líder do PT rechaça critica da oposição de que partido não quer ouvir Daniel Dantas

Daniel Dantas, Verônica Dantas e Gustavo Marin devem depor na CCJ

Arthur Virgílio quer ouvir Dilma novamente, na CCJ

Ideli: governo quer aprofundar investigação sobre denúncias de Daniel Dantas