Arthur Virgílio: Petrobras só foi criada porque o povo se mobilizou



O líder do PSDB, Arthur Virgílio AM), num discurso comemorativo dos 50 anos de criação da Petrobras, afirmou que a empresa só foi criada porque havia uma mobilização popular. Para ele, um exame da história mostra que a criação da empresa -só seria mesmo possível com a vontade superior de um povo-.

- Sinto-me, como todos os brasileiros, orgulhoso porque a Petrobras existe. Está em todo o país, realizando prospecções, o refino e desenvolvendo tecnologia. Sinto-me igualmente orgulhoso porque a Petrobras se faz presente no meu estado, o Amazonas - destacou.

Virgílio considerou coerente a campanha publicitária da Petrobras, veiculada por emissoras de rádio e televisão, quando fala da história de uma empresa construída -a partir de um sonho do povo brasileiro, feita por brasileiros capazes de vencer desafios-.

O líder do PSDB citou números para mostrar o tamanho e a pujança da Petrobras, sexta maior empresa petrolífera do mundo com capital aberto, -agora trilhando, com firmeza, o caminho que a conduzirá à posição de empresa transnacional de energia-. Ela produz 1,5 milhão de barris de petróleo por dia, o que abastece 88% do consumo nacional, possui 14 refinarias, usa 115 petroleiros, sendo 55 próprios, e suas descobertas já elevaram as reservas nacionais a 10,5 bilhões de barris de óleo e gás equivalente.

Ele lembrou ainda a atuação da Petrobras na produção de petróleo no Golfo do México e na Costa Oeste da África, além de uma refinaria na Argentina e outra Bolívia. Os investimentos da empresa nos próximos quatros anos, disse Arthur Virgílio, serão de US$ 34,3 bilhões, dos quais US$ 29,2 bilhões no Brasil.



06/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio diz que unidade de saúde criada pelo governo do Amazonas gera duplicidade de serviços

Arthur Virgílio quer que Lula peça desculpas ao povo brasileiro

Arthur Virgílio questiona adiamento de homenagem à Petrobras

Arthur Virgílio anuncia investimentos da Petrobras em Refinaria de Manaus

Arthur Virgílio estranha regularidade de aditivos de contratos da Petrobras

Arthur Virgilio não acredita em risco para ações da Petrobras