Arthur Virgílio: PSDB deve apoiar relatório de Serraglio, mas melhorar redação do capítulo "Lula"
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), anunciou nesta quinta-feira (30) que está orientando a bancada de seu partido a apoiar o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Correios, apresentado na quarta-feira (29) pelo deputado Osmar Serraglio (PMDB-SP). O parlamentar sugere, no entanto, que seja aprimorada a redação no ponto que trata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de destaques, de modo a esclarecer o comportamento dele em relação ao "mensalão".
- Não fica bem para um homem ladino como o Lula aparecer para a opinião pública como um governante que não sabe nada do que está acontecendo à sua volta - afirmou o senador.
Arthur Virgílio disse estar preocupado com a votação do relatório, uma vez que há a possibilidade de a base do governo apresentar um relatório avulso, o que diluiria o peso das conclusões a que a CPI chegou. Espera-se também que sejam apresentados muitos destaques para a retirada de nomes do texto, o que igualmente dificultaria ou mesmo impediria a punição de pessoas que cometeram delitos.
Boa parte do tempo de Arthur Virgílio foi utilizada em debate sobre o papel exercido pelo presidente do Sebrae e amigo do presidente Lula, Paulo Okamotto, na suposta ligação do governo e do PT com os bingos. O líder do PSDB disse esperar que Okamotto compareça à CPI dos Bingos, embora lamente que ele tenha procurado evitar o recebimento da intimação das mãos de um oficial de Justiça.
Noticiou-se que, depois de entregar a intimação à secretária de Okamotto, o oficial acabou voltando ao gabinete do presidente do Sebrae e encontrando-o por acaso. Em aparte, o senador Sibá Machado (PT-AC) mostrou cópias de bilhetes aéreos, pelos quais ficaria provado que Okamotto estava embarcando em viagem aérea quando o oficial de Justiça o procurou. A explicação não foi aceita por senadores da oposição, como Heráclito Fortes (PFL-PI).
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) indagou por que Okamotto tem tanto medo de abrir seu sigilo bancário. O senador José Agripino (PFL-RN) lembrou que a investigação do amigo de Lula pela CPI dos Bingos justifica-se por ter sido citado pelo ex-militante petista Paulo de Tarso Venceslau como responsável pela captação de recursos suspeitos.
Japoneses
O líder do PSDB disse lamentar que estivesse tratando dessa questão no mesmo discurso em que registrava o agradecimento que lhe fez o embaixador do Japão, Takahiko Horimura, pela iniciativa de solicitar ao Senado um Voto de Consternação e Solidariedade ao povo japonês, por ocasião do 60° aniversário da tragédia de Hiroshima e Nagasaki, as duas cidades atingidas por bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial.
30/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio: resultado econômico de Lula se deve à política de Fernando Henrique
Arthur Virgílio sustenta que Lula deve fazer reformas estruturais para o país crescer
Deputados tucanos vão apoiar aumento no FPM, diz Arthur Virgílio
Relatório não incrimina Lula, mas Serraglio diz que presidente poderia ter visto "formação anormal" da base parlamentar
Arthur Virgílio é reconduzido à liderança do PSDB
Arthur Virgílio lê nota de apoio do PSDB a Jereissati