Arthur Virgílio quer debater possível "erro metodológico" em aumento do PIB
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) comunicou que apresentará requerimento à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para que seja discutida a possibilidade de ter havido um -erro metodológico- do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao anunciar os números do crescimento da produção industrial e, conseqüentemente, do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2004.
Segundo o senador, o IBGE divulgou em sua página da Internet que recentemente mudou a série de suas observações sobre a produção física da indústria. Essa reformulação teria implicado uma mistura de séries, quando se compara o último trimestre do ano passado (uma série velha), com o primeiro trimestre deste ano (série nova).
Para debater o tema, Arthur Virgílio quer uma audiência pública com a presença do ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ex-ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros; do professor titular do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fernando Cardim de Carvalho; e do presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes.
Arthur Virgílio também requereu ao ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, informações sobre cartões de crédito que o governo federal teria repassado a 38 servidores do Palácio do Planalto para serem utilizados em -gastos com peculiaridades da Presidência-. O senador também pediu uma relação nominal dos funcionários contemplados e os valores que cada um gastou.
15/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio quer Ficha Limpa como primeiro item do Plenário nesta quarta, mas Jucá diz não ser possível
Arthur Virgílio comunica que relatório do Orçamento está na gráfica para correção de erro
Arthur Virgílio condena possível tentativa de alteração na Lei de Informática
Arthur Virgílio protesta contra possível fechamento de posto do Ibama no Amazonas
Arthur Virgílio pede derrubada de possível veto presidencial à Lei da Super Receita
Arthur Virgílio desafia Ciro Gomes para debater CPMF