Ideli Salvatti diz que governo vai apurar a fundo as denúncias de corrupção no governo
A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), ocupou a tribuna nesta sexta-feira (13) para informar que tanto o Palácio do Planalto quanto o Partido dos Trabalhadores "irão se empenhar a fundo" para esclarecer todas as denúncias publicadas pela revista Época, segundo as quais o subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, Waldomiro Diniz da Silva, estaria envolvido em esquema de corrupção relacionado com jogos clandestinos, com destaque para o jogo do bicho.
- Podem ficar tranqüilos. O governo e as pessoas que compõem a sua base de sustentação política não descansarão enquanto o episódio não for totalmente esclarecido. Se houver culpados, sejam que for, serão punidos exemplarmente - disse Ideli Salvatti, para quem o partido, "que tem uma história consagrada e reconhecida de combate à corrupção, ao crime organizado e a toda e qualquer malversação do dinheiro público, não recuará nesse momento".
Ideli Salvatti informou que tão logo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou conhecimento do teor das denúncias, na madrugada de quinta-feira (12), determinou imediatamente a exoneração de Waldomiro Diniz da Silva da função de subchefe de Assuntos Parlamentares. A senadora disse ainda que o presidente solicitou ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, a imediata abertura de inquérito policial no âmbito da Polícia Federal, para que todas as denúncias sejam apuradas.
Mesmo reconhecendo que as denúncias publicadas pela revista Época são graves, Ideli Salvatti estranhou que o episódio tenha vindo à tona somente agora, apesar de ter ocorrido em maio de 2002, antes da posse do governo do Partido dos Trabalhadores. Ela chegou a admitir que Waldomiro ocupava cargos considerados importantes na estrutura do PT antes de janeiro de 2003.
- Se alguém, ao tomar conhecimento de um crime, não o torna público, também estará sujeito às penalidades da lei - observou Ideli Salvatti, ao informar que as investigações também deveriam recair sobre os ombros de quem acobertou as denúncias - concluiu a senadora.
13/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli Salvatti garante que convênios de prefeituras com o governo federal serão simplificados
Ideli Salvatti: governo apresentará proposta para regulamentação da Emenda 29 até terça
Ideli Salvatti comemora aprovação de projeto que favorece servidores demitidos no governo Collor
Arthur Virgílio: resposta do PT dada por Ideli Salvatti às denúncias da "Época" foi pífia
Alvaro Dias pede instalação de CPIs para restaurar confiança no governo e apurar corrupção
Ideli Salvatti: em seis meses, governo Lula derrubou "teoria do caos" e mostra avanços sociais