Arthur Virgílio sugere que senadores façam relatório sobre viagens de trabalho



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) sugeriu nesta quinta-feira (12) que os senadores façam, obrigatoriamente, relatórios sobre suas viagens de trabalho. A sugestão veio a partir de iniciativa do senador José Agripino (DEM-RN), que havia acabado de apresentar um relatório de sua ida à Nova Iorque, onde participou de reuniões na Organização das Nações Unidas (ONU).

Virgílio anunciou que apresentará projeto de resolução para tornar a prática uma norma, uma vez que a viagem foi feita com recursos públicos. Ele disse que o relatório deverá ser aprovado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) e distribuído a todos os senadores, para que possam analisar e até fazer objeções.

- É uma forma de sairmos desse provincianismo brasileiro, de olharmos só para dentro e não para fora e termos muito pouco interesse em política externa - afirmou.

O senador qualificou como grotesca e ridícula a cena de parlamentares brasileiros andando pelos corredores da ONU, carregando sacolas abarrotadas de compras e expondo o Brasil ao ridículo. A obrigatoriedade de prestação de contas seria uma iniciativa modernizadora.

- Hoje, se fizermos uma pesquisa, vamos constatar que o povo repudia a idéia de um parlamentar viajando. Mas, num mundo globalizado, como é que o parlamentar não vai viajar? Deve viajar sim, para aprender, ensinar, trocar idéias, para voltar e transmitir a experiência que adquiriu - concluiu.



12/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio pede explicações sobre viagens do presidente da Funai

Arthur Virgílio sugere que Lula fale com autoridade sobre "pane logística"

Arthur Virgílio sugere que ex-presidentes sejam ouvidos sobre adesão da Venezuela ao Mercosul

Arthur Virgílio diz que relatório sobre Renan não fica pronto até quarta

Arthur Virgílio destaca relatório do Cimi sobre abusos contra os índios

Arthur Virgílio pedirá informações sobre reuniões de Roberto Teixeira nos Ministérios da Defesa e do Trabalho