Artigo Uma lição de vida
Escolhemos um dia para homenagear os professores, mas, na verdade, os educadores merecem nossas homenagens todos os dias. São abnegados trabalhadores, que vencem os maiores obstáculos para levar aos nossos filhos educação e cultura.
É um dito popular que a família é a nossa primeira escola, mas, muitas vezes, os professores são os segundos pais, quando não substituem os mesmos com seus sábios ensinamentos e conselhos às crianças e jovens.
Portanto, neste 15 de outubro, dia consagrado aos nossos mestres, além de parabenizá-los e oferecer-lhes o nosso carinho, vamos tratá-los com o respeito e a consideração que merecem, pois eles são os responsáveis pelo futuro destas gerações.
Temos plena consciência, também, das dificuldades financeiras que enfrenta a categoria dos professores, principalmente da rede pública estadual, cujos salários indignos não são condizentes com a grandeza da profissão que abraçaram por idealismo.
Todos estes problemas são superados e deixados de lado para proporcionar aos nossos filhos uma educação adequada e que os capacite para enfrentar as durezas do mundo que os espera.
Educar é uma missão sublime e muitos têm sido os esforços dos professores para bem cumprir esta tarefa. As dificuldades existentes não são únicas do Magistério, mas de muitas outras categorias.
Não devemos perder a esperança de que dias melhores virão. É preciso manter a fé e a confiança em Deus. Só assim obteremos a força necessária para continuar trabalhando em busca de condições mais favoráveis.
Parabéns, professores! Prossigam nesta luta incansável por um Brasil melhor, mais justo, mais humano, onde cada trabalhador sinta orgulho do que faz e tenha uma remuneração digna e capaz de manter sua família.
10/11/2001
Artigos Relacionados
Agripino diz que aprendeu com Dinarte a maior lição de sua vida pública
Casildo Maldaner: José Alencar deu uma lição de vida para os brasileiros
Alvaro Dias analisa lição das urnas
Geraldo Melo diz que Brasil deu lição de competência
Para FAO, Brasil dá lição ao mundo no combate à miséria
Nikkeis nas universidades públicas: lição de talento e dedicação