Assegurada penalidade imposta pelo Ibama a madeireira irregular
A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça, a aplicação de multa contra a Madeireira Rio Pardo Ltda., localizada no Setor Industrial de Buritis, em Rondônia. A empresa mantinha em deposito 28,226 m³ de madeira em toras sem Autorização de Transporte de Produtos Florestais (ATPF), expedida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O documento é obrigatório para o transporte, armazenamento e comercialização de produtos vegetais.
A madeireira foi multada no valor de R$ 5,7 mil. Apesar do baixo valor, a penalidade tem caráter pedagógico e inibe a empresa a voltar a praticar o ato ilegal. Inconformada, a madeireira ajuizou uma ação para tentar anular o auto de infração, alegando que o Ibama ofendeu o direito à ampla defesa, pois não lhe concedeu prazo para apresentar documentação que comprovasse que estava legalizada.
A Procuradoria Federal no estado (PF/RO) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Ibama (PFE/Ibama) sustentaram que não houve qualquer ilegalidade na atuação da autarquia ambiental. Pelo contrário, os procuradores federais comprovaram que a fiscalização foi realizada na presença de um representante da empresa, que assinou uma notificação com um prazo para que a madeireira apresentasse defesa. A PF/RO e a PFE/Ibama são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.
A 5ª Turma Suplementar do TRF da 1ª Região acolheu os argumentos apresentados pela AGU e manteve a multa aplicada contra a madeireira. Na decisão, a turma destacou que foram apresentadas cópias dos documentos relativos ao processo administrativo, dentre os quais a notificação e o Termo de Inspeção, com a assinatura do representante da madeireira.
Fonte:
Advocacia-Geral da União
13/02/2012 19:43
Artigos Relacionados
Ibama detecta importação irregular de peles e couros
Projeto que criminalizava propaganda irregular pelo Poder Público segue para o arquivo
Mário Couto denuncia propaganda irregular na distribuição de 'kits' escolares pelo governo do Pará
Autorizada pelo Ibama operação de trecho da Ferronorte
AGU assegura legalidade de apreensão de aves feita pelo Ibama
Tenório diz que estado de Alagoas sofre discriminação pelo Ibama