Assegurado ressarcimento por acidente de trabalho



A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu decisão judicial para que a Companhia Energética do Ceará (Coelce) e a M.T.B. Projetos e Instalações Ltda. arquem com despesas de benefício previdenciário concedido a trabalhador que prestava serviço às empresas.

No caso, em março de 2006, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu ofício da Delegacia Regional do Trabalho no Ceará informando o acidente ocorrido com o funcionário na rede elétrica, que ocasionou a amputação do antebraço do trabalhador. 

Segundo os procuradores, o fato, que gerou a concessão de benefício previdenciário, aconteceu por negligência das empresas ao não observarem os procedimentos de segurança no trabalho. Diante disso, a Procuradoria Federal no Ceará (PF/CE) acionou a Justiça para que as companhias devolvessem à autarquia os valores já pagos que correspondem a R$ 16.442,36, bem como as parcelas futuras, já que o auxílio-acidente será pago de forma vitalícia.

A 8ª Vara Federal do Ceará acolheu a tese dos procuradores e determinou que as empresas indenizem o INSS com relação às parcelas pagas, bem como as que irão vencer. "...não vislumbro configurar-se neste feito o instituto da culpa concorrente da vítima, devendo a conduta negligente ser atribuída exclusivamente às partes demandadas M.T.B. Projetos e Instalações Ltda. e Companhia Energética do Ceará - Coelce, que deixaram de obedecer à legislação que dispõe sobre a segurança do trabalho e de adotar medidas essenciais que a garantissem", diz um trecho da decisão.

Além da PF/CE, atuaram na ação a Procuradoria Federal Especializada do INSS e a Coordenação-Geral de Cobrança e Recuperação de Créditos (CGCOB), unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

Ref.: Processo nº 016688-93.2009.4.05.810 -8ª Vara Federal do Ceará.

Fonte: 

Advocacia-Geral da União 

 

 



10/10/2013 17:41


Artigos Relacionados


AGU consegue ressarcimento ao INSS por acidente de trânsito no RJ

INSS entra com 1.833 ações por acidente de trabalho em 2011

SENADO DELIBERA SOBRE INDENIZAÇÃO EM ACIDENTE DE TRABALHO

SENADO DELIBERA SOBRE INDENIZAÇÃO EM ACIDENTE DE TRABALHO

Exposição retrata trabalho dos bombeiros no resgate das vítimas do acidente da TAM

APROVADA INDENIZAÇÃO A COMPANHEIRO(A) EM CASO DE ACIDENTE DE TRABALHO OU TRANSPORTE