Assembléia aprova projeto que garante inclusão de negros em propaganda oficial
Os deputados gaúchos aprovaram na sessão de ontem projeto de lei de autoria do deputado Edson Portilho (PT) que garante a participação proporcional de pessoas negras nas propagandas dos poderes públicos do Rio Grande do Sul. A proporcionalidade deverá ser calculada com base no último censo do IBGE, que aponta que 50% da população brasileira é composta por negros e mestiços. Conforme o parlamentar, o projeto visa estabelecer uma representação mais pluralista e real dos personagens apresentados nas peças publicitárias dos órgãos públicos.
Portilho salienta que o projeto foi elaborado a partir de um amplo debate com o movimento negro e que visa oferecer oportunidades iguais às pessoas de raça negra. “O Rio Grande do Sul não tem só uma cara, uma cor ou uma raça. É preciso valorizar as diversas etnias que formam o povo gaúcho”, frisa.
O parlamentar acredita que a implementação da proposta pelo poder público colocará o Estado na condição de vanguarda na luta contra a discriminação racial. “Para ter direito à igualdade não basta ser formalmente igual, mas é preciso ser materialmente igual Ter acesso à educação, lazer, cultura, mercado de trabalho e não sofrer nenhuma forma de discriminação, mesmo que velada ou indireta, como acontece quando se nega a presença de negros nos meios de comunicação e na difusão de imagens”, argumenta.
12/14/2000
Artigos Relacionados
Projeto garante bolsas de estudos para negros
CCJ SERÁ OUVIDA SOBRE PROJETO QUE GARANTE MAIOR PRESENÇA DE NEGROS NA TV
Projeto que garante cota para negros ganhou apoios nesta semana
Comissão de Educação vota projeto que garante inclusão digital
Virgílio volta a condenar propaganda oficial
Jucá defende políticas para a inclusão dos negros