Projeto que garante cota para negros ganhou apoios nesta semana



Entre os projetos examinados nesta semana pelas comissões técnicas do Senado, um dos mais importantes foi o de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP) que cria cotas para negros nas vagas abertas no serviço público, universidades públicas e contratos de crédito educativo.

Em audiência realizada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), estudiosos e representantes da causa negra foram unânimes no apoio ao projeto, que Sarney defende como uma forma de compensar a exclusão social a que os negros foram historicamente submetidos no Brasil.

Também nesta semana, a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul aprovou o texto do acordo firmado em junho do ano passado entre os governos do Brasil e da Rússia, prevendo cooperação no uso da energia nuclear para fins pacíficos, na pesquisa espacial e no combate ao crime organizado.

Já a Comissão de Educação (CE) aprovou projeto modificando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para tornar explícito que a Educação Física é disciplina que integra o currículo obrigatório da educação básica. Pelo projeto, a Educação Física passa a ter o mesmo status de disciplinas como Matemática e Língua Portuguesa.

Em audiência pública na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, o secretário do Tesouro Nacional, Fábio de Oliveira Barbosa, disse que a realização de um superávit primário de R$ 23,2 bilhões entre janeiro e agosto deste ano será vital para dar ao Brasil um mínimo de tranqüilidade para enfrentar o atual cenário de crise internacional.

E na CPI do Futebol, o presidente e o relator dos trabalhos, senadores Álvaro Dias (PDT-PR) e Geraldo Althoff (PFL-SC), repeliram declarações do ex-presidente do Flamengo, Antonio Augusto Dunshee de Abranches, que disse que as investigações estavam sendo dirigidas contra o Rio de Janeiro. "Parece que ele não tem grande afeição à verdade", disse Álvaro Dias na ocasião.

04/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que define cota de vagas para negros tem apoio do relator na CCJ

Projeto garante bolsas de estudos para negros

CCJ vota cota para negros em universidades

Patrocínio: cota para negros é inconstitucional

CCJ vota cota para negros em universidades e taxa de iluminação

Senado discute cota para negros em concursos públicos