Assembléia recebe projetos para a Segurança



 
A Assembléia Legislativa recebeu ontem o projeto do governo estadual que cria a Corregedoria-geral dos Órgãos da Secretaria da Justiça e da Segurança e o que estabelece o Plano de Classificação de Cargos e Vencimentos do Instituto-Geral de Perícias e reorganiza o Quadro dos Servidores dos institutos de Criminalística, Médico-legal e de Identificação.

Protocolado no Gabinete de Assessoramento Legislativo sob o número 301/2001, o projeto de lei complementar que cria a Corregedoria-geral na SJS estabelece como finalidades daquele novo órgão as funções de fiscalização, disciplina e orientação administrativa da Polícia Civil, Brigada Militar, Superintendência dos Serviços Penitenciários e Instituto-Geral de Perícias, com atuação em todo o território gaúcho. O projeto prevê, por outro lado, que o Departamento Estadual de Trânsito fica excluído da competência da Corregedoria.

Conforme a matéria, a Corregedoria poderá receber reclamações e denúncias sobre os órgãos a elas submetidos, dando às reclamações o devido encaminhamento; realizar, inclusive por iniciativa própria, inspeções, vistorias, exames, investigações e auditorias; apurar as denúncias, reclamações e representações recebidas por intermédio da Ouvidoria da Justiça e da Segurança, e instaurar procedimentos, inclusive processos administrativos disciplinares, entre outras prerrogativas.


Servidores

O projeto que trata do Plano de Classificação de Cargos e Vencimentos do Instituto-Geral de Perícias e da reorganização do dos quadros dos servidores dos institutos de Criminalística, Médico-Legal e de Identificação, protocolado sob o número 300/2001, tem, conforme a justificativa governamental, o objetivo de criar condições para ampliar e qualificar os serviços prestados à população, além de equacionar a falta de recursos humanos e resgatar reivindicações dos servidores daqueles institutos.

O aumento previsto na matéria do número de cargos, conforme a justificativa do governo, decorre da urgência de ampliação, descentralização e qualificação do trabalho e de garantir a realização de promoções e concurso público, a fim de ampliar o quadro efetivo e substituir os contratos emergenciais.

Saúde

Também foi recebido pela Assembléia, nesta terça-feira, o projeto de lei que autoriza o Executivo a contratar, em caráter emergencial, 400 Auxiliares de Saúde e Ecologia Humana na Secretaria da Saúde, para atender a necessidade da execução das atividades de controle e vigilância, tendo em vista o risco epidemiológico da dengue na Grande Porto Alegre.

As contratações serão pelo prazo de seis meses, prorrogável por igual período, no caso de continuidade daquelas atividades.


11/28/2001


Artigos Relacionados


Assembléia recebe projeto do Governo para segurança pública

Assembléia recebe projetos do executivo

Assembléia recebe projetos do Executivo

Assembléia recebe manifesto dos trabalhadores na segurança pública

Pavan confia na sensibilidade da Assembléia para aprovação dos projetos

Governador Alckmin convoca Assembléia extraordinariamente para apreciar projetos