Assessores de parlamentares fazem curso sobre emendas ao Orçamento



Com o objetivo de preparar os assessores de deputados federais e senadores para a apresentação de emendas ao Orçamento de 2009, a Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira (Coff) da Câmara dos Deputados e a Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle (Conorf) do Senado realizaram um curso de treinamento nesta sexta-feira (31).

Ao destacar a importância do curso, Helena Assaf Bastos, consultora do Senado, lembrou que o período previsto para a apresentação de emendas ao projeto de lei do Orçamento estende-se de 6 a 14 de novembro. Mas ela ressaltou que esse prazo somente será válido se, antes, for aprovado o relatório preliminar sobre a matéria. A votação do relatório está marcada para o próximo dia 5.

- Estamos prestes a entrar no período de "emendamento" ao projeto de lei orçamentária de 2009 - afirmou ela, ressaltando que essas emendas "se destinam às programações constantes da lei orçamentária, ou seja, às políticas públicas propriamente ditas".

A consultora Helena Assaf Bastos explicou que o curso tem como foco as diferentes áreas temáticas do Orçamento (há dez, como infra-estrutura e saúde), de forma a capacitar os assessores - e, portanto, os parlamentares - a apresentarem emendas a cada uma dessas áreas.

- Cada área temática tem características próprias, as quais exigem conhecimentos específicos para o seu "emendamento" - disse ela.

Helena Assaf Bastos também informou que a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) - mais conhecida como Comissão Mista de Orçamento - promoveu, entre quinta-feira (30) e sexta-feira (31), um curso sobre a utilização do software do sistema de emendas.



31/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROPOSTA SOBRE EMENDAS DE PARLAMENTARES AO ORÇAMENTO VOLTA PARA A CCJ

Parlamentares solicitam R$ 82,8 bi em 8.388 emendas ao Orçamento para 2014

EMÍLIA FERNANDES DEFENDE AS EMENDAS DE PARLAMENTARES AO ORÇAMENTO

AJUSTE FISCAL REDUZIRÁ EMENDAS PARLAMENTARES AO ORÇAMENTO

Orçamento de 2007 tem mais de nove mil emendas de parlamentares

Orçamento não tem espaço para liberação de emendas parlamentares, diz Augustin