Assuntos Sociais aprovou 150 projetos em 69 reuniões



Em seu balanço anual, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) relacionou a realização de 69 reuniões ordinárias e a aprovação de 150 projetos de lei. Outros 323 projetos de lei continuam tramitando na comissão. O destaque ficou por conta do ciclo de debates sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), que foi aberto e encerrado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

O ciclo debateu os seguintes temas: saúde mental; políticas para idosos; comercialização e distribuição de órteses e próteses; políticas públicas para reabilitação de queimados; e saúde materno-infantil.

Para 2010, a CAS programou uma série de audiências com os ex-ministros da Saúde que participaram da criação do SUS, para avaliar os 20 anos de existência do sistema. O painel será intitulado "O SUS que foi idealizado e o SUS que temos". Ainda terão continuidade as audiências públicas e será ouvido o Tribunal de Contas da União (TCU). O relatório final será elaborado pelo senador Papaléo Paes (PSDB-AP).

Além disso, a comissão promoveu debates com os ministros das Cidades, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Fazenda.

A CAS também realizou 38 audiências públicas em 2009, que abordaram temas como o câncer infantil; saúde indígena; saúde ocular; dengue no Nordeste (Bahia); malária na Região Norte; recursos do BNDES; regulamentação e carga horária dos comerciários; mudanças na rentabilidade do FGTS; crise internacional e reflexos no emprego; boas práticas farmacêuticas; greve no INSS; estatuto para profissionais do trânsito; DPVAT e pagamento de gorjeta aos garçons.

Dentre os projetos de lei aprovados, destacam-se a regulamentação das profissões de mototaxista, taxista, profissional de estética (manicure e cabeleireiro), enólogo e repentista. Igualmente foram aprovados projetos de lei que criaram e regulamentaram o Vale-Cultura; piso salarial para agentes de saúde (R$ 930); desconto no Imposto de Renda para empregadores que pagarem plano de saúde a seus empregados; anistia para dívidas com o INSS para incentivar assinatura da carteira; Vale-Transporte integral para trabalhadores; construção de creches em conjuntos habitacionais; e cadastro de crianças desaparecidas.



23/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


SAÚDE E DIREITOS SOCIAIS DOMINAM OS TRABALHOS DA CAS, QUE APROVOU 28 PROJETOS

Comissão de Assuntos Sociais aprova 14 projetos

Comissão de Assuntos Econômicos analisa projetos sociais

Comissão de Assuntos Sociais vota projetos que beneficiam aposentados

Assuntos Sociais analisa projetos que tratam de planos de saúde

COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS EXAMINA OITO PROJETOS EM CARÁTER TERMINATIVO