Atendimento a autistas será tema de audiência na CAS



Está sob a responsabilidade do senador Flávio Arns (PSDB-PR) a análise de uma sugestão de projeto de lei que prevê, entre outras medidas, a criação de um sistema nacional integrado de atendimento para os autistas. Para discutir a iniciativa, ele solicitou uma audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), que será realizada na tarde de quarta-feira (17).

A sugestão foi apresentada pela Associação em Defesa do Autista (Adefa), entidade sediada em Niterói (RJ). Se Flávio Arns acatar a sugestão, com ou sem alterações, ela será então transformada em projeto de lei.

O autismo, segundo o dicionário Houaiss, caracteriza-se pela "polarização privilegiada do mundo dos pensamentos, das representações e sentimentos pessoais, com perda, em maior ou menor grau, da relação com os dados e exigências do mundo circundante".

Convidados

De acordo com a Comissão de Assuntos Sociais, foram convidados a presidente da Adefa, Julceli Vianna Antunes; a presidente da Associação Brasileira de Autismo (Abra), Marisa Furia Silva; a presidente da Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA-BA), Rita Valéria Brasil; e o professor de psiquiatria Marcos Tomanik Mercadante.

A audiência está prevista para começar às 14 horas, na sala 9 da Ala Alexandre Costa, no Senado.



12/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada política de atendimento e proteção a autistas

Subcomissão deve discutir diagnóstico e atendimento a autistas

Presidente da AMA-BA pede pressa na melhoria do atendimento aos autistas

Atendimento para drogados será tema da Comissão de Saúde

CAS debate criação de sistema nacional para o atendimento de autistas

Autismo será tema de audiência pública na CDH