Atentado em Boston representa uma agressão contra o mundo, diz Cyro Miranda



Em pronunciamento nesta terça-feira (16), o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) apresentou voto de solidariedade pelas vítimas do atentado da Maratona de Boston, ocorrido na segunda (15). Segundo ele, o episódio, que provocou a morte de três pessoas, representa uma agressão contra o mundo.

Para Cyro Miranda, a dimensão do atentado exige a atenção das autoridades, principalmente as brasileiras, visto que o país sediará eventos esportivos de interesse mundial nos próximos anos.

Apesar de as operações de prevenção a atentados serem sigilosas, é preciso que o governo brasileiro apresente ao Congresso Nacional as devidas explicações sobre o planejamento das operações voltadas à Copa do Mundo e às Olimpíadas, ressaltou o senador.

- Em 2013, sediaremos a Copa das Confederações, que funciona como um teste de organização para a Copa do Mundo. A pergunta que se coloca é se estamos preparados para qualquer circunstância ou se agiremos com o indesejável improviso caso algo ocorra.

Cyro Miranda ressaltou que a explosão das bombas em Boston foi um ataque coordenado, que colocou em alerta as principais cidades dos Estados Unidos, fazendo com que o país rememorasse o ataque ocorrido em Nova York, em setembro de 2011. Além das três mortes, mais de 170 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave.

O senador por Goiás manifestou preocupação com a escolha do alvo do atentado, visto que os esportes sempre foram considerados uma atividade de paz, com a capacidade de congregar os povos independentemente de credo ou ideologia.

Cyro também lembrou o ataque contra a delegação de Israel nas Olimpíadas de Munique, em 1972, que provocou a morte de 18 pessoas.

- Nada justifica transformar as quadras e as pistas desportivas em verdadeiros cenários de guerra, onde predomina o ódio, a vingança e o ressentimento.



16/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cyro Miranda alerta para atraso nas obras dos aeroportos para a Copa do Mundo e Olimpíada

MAURO MIRANDA DENUNCIA ATENTADO EM VILA PROPÍCIO

Cyro Miranda defende criação da CPI da Petrobras

Cyro Miranda critica condução da economia

Cyro Miranda presidirá subcomissão do FGTS

Cyro Miranda faz balanço negativo do governo PT