Ato público defende maior participação feminina na reforma política



O Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e as bancadas femininas do Senado e da Câmara promoveram nesta quarta-feira (13) ato público em frente à rampa do Congresso em defesa da maior participação das mulheres na reforma política. A manifestação contou com a presença, entre outras, das senadoras Serys Slhessarenko (PT-MT) e Fátima Cleide (PT-RO) e da ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, que apoiou o ato.

As deputadas Luiz Erundina (PSB-SP) e Fátima Bezerra (PT-RN), entre outras, também participaram da manifestação que prosseguiu no Salão Verde da Câmara. Enquanto no Plenário os deputados davam início à discussão do projeto de reforma política, as parlamentares promoviam a leitura coletiva da "Carta aos Parlamentares".

No documento, assinado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e pela Bancada Feminina do Congresso Nacional, as mulheres reivindicam medidas efetivas para a maior participação das mulheres no Parlamento.

"Apesar de sermos a maioria do eleitorado (52%), nossa presença não passa de 8,77% na Câmara e 12,3% no Senado", declaram as mulheres no documento. O ato também lançou um slogan que foi cantado pelas mulheres durante a manifestação - "Nem menos, nem mais: apenas iguais" - e também repetido em uníssono pelas deputadas que se manifestavam dentro do Plenário.

A carta apresentada pelas mulheres defende, entre outras medidas da reforma política, a lista preordenada com alternância de sexo, a cota de 30% na propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV para candidaturas femininas, a destinação obrigatória de 30% dos recursos do Fundo Partidário para as organizações de mulheres de cada partido político e o financiamento público das campanhas eleitorais.



13/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia defende maior participação feminina na política

Emilia defende a maior participação feminina na política

Grazziotin defende maior participação feminina na política e no mercado de trabalho

Ricardo Ferraço quer maior participação feminina na política

Vanessa Grazziotin defende maior participação feminina no Parlamento

'Mais Mulher na Política' cobra reforma voltada à participação feminina