Emilia defende a maior participação feminina na política



A senadora Emilia Fernandes (PT-RS) defendeu uma postura mais ativa das mulheres no cenário político nacional. A declaração foi feita durante o 6° Encontro Estadual de Mulheres Dirigentes Sindicais, realizado esta semana, em Porto Alegre (RS). O encontro, promovido pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), discutiu a necessidade de um melhor preparo para as mulheres trabalhadoras rurais na condição de líderes sindicais.

A senadora gaúcha participou de mesa redonda sobre a posição feminina nos governos estaduais, distrital e federal. Emilia lembrou que o Brasil conta atualmente com mais de 82 milhões de mulheres - mais de 50% do eleitorado do país. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a participação da mulher no processo democrático é crescente. Entretanto, a parlamentar salientou que a representatividade feminina nas esferas decisórias ainda é irrisória.

Como exemplo, Emilia disse que as mulheres ocupam apenas 7% das cadeiras do Congresso Nacional. De acordo com a senadora, as eleições de outubro ainda não refletirão a verdadeira potencialidade da mulher na política.

- A lei das cotas reserva o mínimo de 30% das vagas dos partidos políticos às candidaturas femininas, no entanto, são poucos os partidos que investem em suas candidatas. A regra é tratar de forma diferenciada as candidaturas de homens e de mulheres. Ainda faltam apoio e investimento para as mulheres disputarem em pé de igualdade com os homens - afirmou Emilia Fernandes.

Veja no quadro abaixo o número de candidatas, em todo o Brasil, nas eleições de outubro.

Deputadas estaduais e distrital

1929

Deputadas federais

558

Senadoras

40

Governadoras

18



16/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia defende maior participação feminina na política

Ato público defende maior participação feminina na reforma política

Grazziotin defende maior participação feminina na política e no mercado de trabalho

Ricardo Ferraço quer maior participação feminina na política

Vanessa Grazziotin defende maior participação feminina no Parlamento

Serys defende maior participação da mulher na política