Atriz propõe a realização de uma 'Vigília Amazônica' no Plenário do Senado



Durante reunião na tarde desta terça-feira (5), a atriz Cristiane Torloni conseguiu o apoio dos senadores e deputados federais que integram a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) para a realização de uma vigília em defesa da preservação da Floresta Amazônia. A idéia é realizar a vigília durante toda uma noite no Plenário do Senado Federal. Logo depois da reunião, a atriz e os parlamentares reuniram-se com o presidente do Senado, José Sarney, para avaliar a possibilidade de realização do ato.

- A sociedade civil está clamando para poder falar também. Não podemos deixar acontecer de novo o que aconteceu há 25 anos, quando perdemos a votação das Diretas Já, quando uma minoria votou contra o Brasil. Essa Casa precisa se reabilitar, para que a gente volte a acreditar que aqui existem representantes do povo e que aqui existem políticos do bem - afirmou a atriz, ao propor que a vigília sirva para a realização de um amplo debate sobre o tema.

Cristiane Torloni, junto com os atores Victor Fasano e Juca de Oliveira, iniciou há cerca de dois anos o movimento Amazônia para Sempre. Eles elaboraram um manifesto pela preservação da Amazônia que já está assinado por mais de 1,1 milhão de pessoas. O objetivo é entregar o manifesto ao presidente da República, mas eles ainda não conseguiram agendar uma audiência no Palácio do Planalto.

Para a atriz, o envolvimento do Senado pode ajudar a melhorar a imagem da Casa entre os brasileiros e facilitar a entrega do manifesto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cristiane Torloni fez questão de informar que o movimento Amazônia para Sempre não é uma ONG, não recebe patrocínios e não tem ligações com órgãos governamentais ou partidos políticos. A ideia de criação do movimento, disse a atriz, surgiu após visita que fez, há mais de dois anos, a áreas devastadas da Amazônia no estado do Acre.

- Estamos sendo cúmplices do assassinato do Planeta Terra. Se preservamos o Brasil estaremos preservando o planeta. Precisamos da ajuda de vocês! - disse a atriz.

Ela informou que o movimento defende o desenvolvimento sustentável e a preservação da Amazônia. "Desmatamento Zero!", pregou a atriz, acrescentando que a ideia da Vigília Amazônica teria partido do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). A presidente da CMMC, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), prontamente apoiou a sugestão da vigília e chamou a atriz e os parlamentares para levarem a proposta ao presidente da Casa logo depois do fim da reunião.

Também participaram da reunião os senadores Romeu Tuma (PTB-SP), Jefferson Praia (PDT-AM), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Marina Silva (PT-AC), e os deputados federais Colbert Martins (PMDB-BA) - relator do colegiado -, Fernando Gabeira (PV-RJ), José Guimarães (PT-CE) e Jorge Khoury (DEM-BA).



05/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim comanda vigília por aposentados no Plenário do Senado

Cristovam Buarque propõe vigília para discutir problemas do Senado

"O povo brasileiro já decidiu que quer a Amazônia preservada", afirmou deputado federal Sarney Filho, durante a vigília no Plenário do Senado.

Mário Couto propõe vigília em favor dos aposentados

Paim anuncia vigília em Plenário se proposta que recupera aposentadorias não for aprovada

Simon faz vigília no Plenário e Executivo envia autorização de empréstimo para o RS