Augusto Botelho defende plantio de sementes transgênicas
O senador Augusto Botelho (PDT-RR) defendeu nesta terça-feira (21) em Plenário o plantio de sementes geneticamente modificadas, por entender que as plantas resultantes dessas sementes são menos sujeitas a doenças, demandam menos agrotóxicos, absorvem maior número de nutrientes e podem até incorporar propriedades medicinais. Para Botelho, com o plantio dos transgênicos, a perspectiva seria a de maiores safras, a preços potencialmente mais baixos.
Embora, segundo o senador, não exista até hoje nenhum estudo científico mostrando os efeitos danosos das plantas geneticamente modificadas, o governo e os produtores rurais têm a responsabilidade de acompanhar no longo prazo as conseqüências dessa nova modalidade de agricultura. Esta seria a atitude adequada - e não uma espécie de alarmismo ideológico típico dos tempos do ditador soviético Joseph Stalin, disse.
- As funções de acompanhamento e vigilância já foram estabelecidas na legislação pertinente, que confere atribuições aos ministérios da Saúde, do Meio Ambiente e da Agricultura. O que devemos fazer neste momento é cobrar do governo federal a garantia de que suas obrigações serão cumpridas - afirmou o senador.
Augusto Botelho observou ainda que é necessário o país avançar na produção de leis que complementem as já existentes, tratando, entre outros temas, da questão da rotulagem do produtos transgênicos e seus derivados. A identificação dos produtos facilitaria o acompanhamento com vistas a garantir a segurança na produção e consumo desses produtos.
21/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Delcídio cobra agilidade em análise de sementes transgênicas de algodão
Augusto Botelho defende o SUS e pede seu aperfeiçoamento
Augusto Botelho defende regulamentação da Emenda 29
Augusto Botelho defende fortalecimento do cooperativismo de crédito
Augusto Botelho defende CPMF e destaca PAC da saúde
Augusto Botelho defende CPMF e destaca PAC da saúde