Delcídio cobra agilidade em análise de sementes transgênicas de algodão



O senador Delcídio Amaral (PT-MS) cobrou, nesta quinta-feira (23), maior celeridade da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em relação à análise e liberação de sementes transgênicas de algodão mais resistentes a herbicidas e a alguns tipos de insetos. O parlamentar compartilha do temor dos produtores da região Centro-Oeste de que, persistindo a burocracia nessa questão, o setor perca vantagem competitiva no mercado internacional.

Enquanto os produtores brasileiros aguardam o aval do poder público, estudo conjunto do Banco Mundial e da Organização Mundial do Comércio (OMC) atesta, segundo Delcídio, que o plantio de algodão transgênico pelos Estados Unidos, pela China, pela Austrália e pela África do Sul, em 2001, deve impactar o mercado mundial do produto até 2009. O petista aponta a necessidade de novas tecnologias para o desenvolvimento de sementes mais adaptadas ao cerrado brasileiro e diz que só a ação integrada do setor algodoeiro irá viabilizar o acesso a essas inovações.

Crise na aviação

A atual crise no tráfego aéreo nacional, debatida em audiência pública de três comissões do Senado nesta terça-feira (21), também foi comentada por Delcídio. Além de reivindicar atenção das autoridades envolvidas com a aviação civil, o senador por Mato Grosso do Sul considerou que a crise foi agravada pelo recente acidente com o avião da Gol, que acabou expondo a vulnerabilidade de um setor submetido a uma série de mudanças.

- É preciso procurar aprender com essa grave crise. Mais do que nunca, é preciso avaliar essas falhas no controle de tráfego aéreo já reconhecidas por vários pilotos. Também é necessário enfrentar e equacionar a questão dos controladores de vôo com relação a efetivo e remuneração e decidir se o controle será civil, militar ou híbrido - alertou.

Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) chamou atenção para a fragilidade do sistema de controle de tráfego aéreo e disse que, na audiência pública, ficou clara a falta de determinação, comando e liderança que ronda o setor.

Ramez Tebet

A sucessão de atrasos em pousos e decolagens em aeroportos do país impediu que Delcídio comparecesse, na última segunda-feira (20), à sessão do Senado em homenagem à memória do senador Ramez Tebet (PMDB-MS), que faleceu sexta-feira passada (17), vítima de câncer. Delcídio registrou seu carinho e sentimento aos familiares de Tebet e o apontou como exemplo de homem público para seu estado e para o país.



23/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho defende plantio de sementes transgênicas

CCS elogia agilidade na análise de processos sobre rádios comunitárias

Mozarildo Cavalcanti cobra agilidade do TSE no julgamento de processos

Wilson Santiago cobra agilidade nas questões agrárias

Gurgacz cobra agilidade do Incra na emissão de certificados rurais

Valadares cobra agilidade do governo na assistência a vítimas de enchentes