Augusto Botelho diz que prisão de líderes indígenas é injusta e deve ser revista
O senador Augusto Botelho (PT-RR), em discurso nesta terça-feira (7), protestou contra a prisão de líderes indígenas da comunidade do Flexal, que vivem na Reserva Raposa/Serra do Sol, decretada pela Justiça Federal a pedido do Ministério Público. Na opinião dele, as prisões, realizadas na última sexta-feira (3) são arbitrárias e injustas e devem ser revistas.
Os tuxauas, segundo o senador, teriam liderado a retenção de quatro policiais federais em abril de 2005, logo após a decretação da demarcação da reserva em terras contínuas, como forma de protesto. Eles eram contra tal modelo de demarcação. Foram presos o vice-prefeito de Pacaraima, Anísio Pedrosa de Lima, que à época, presidia a Aliança de Desenvolvimento dos Povos Indígenas de Roraima (Alidicir), organização contrária à demarcação da reserva em área contínua.
Também tiveram sua prisão preventiva decretada os indígenas Lauro Barbosa, presidente da Sociedade em Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima (Sodiurr) e tuxaua da comunidade do Flexal, na época do sequestro dos policiais; Abel Barbosa, atual tuxaua do Flexal; Altevir de Souza, ex-tuxaua do Flexal e atual tuxaua da comunidade do Vizel; e José Novaes, ex-presidente da Sodiurr.
O parlamentar afirmou que os indígenas são lideranças importantes dos povos indígenas de Roraima que vivem na Raposa/Serra do Sol, e a retenção dos policiais federais na maloca do Flexal, na época, foi a forma que "encontram para expressar política e ideologicamente sua posição contrária, o sentimento da maioria dos povos indígenas que vivem naquela região de ser contra a demarcação contínua" da reserva. Disse ainda que esta é uma "maneira de protestar que não pode ser criminalizada".
Os acusados respondem por sequestro e cárcere privado, crimes contra a liberdade individual, dano e crime contra o patrimônio público. O parlamentar questionou por que somente agora as ordens de prisão estão sendo expedidas se os supostos crimes foram cometidos em 2005.
07/07/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Augusto Botelho critica demarcação contínua de terras indígenas
Augusto Botelho defende ação de militares e da PF em reservas indígenas
Augusto Botelho quer viabilizar a exploração econômica em terras indígenas
Augusto Botelho diz que programa governamental em RR está deixando de fora entidades indígenas
Augusto Botelho pede aprovação de projeto sobre demarcação de terras indígenas
Augusto Botelho propõe lei complementar para regular atuação das Forças Armadas em áreas indígenas