Augusto Botelho elogia campanha antitabaco do Ministério da Saúde



Os jovens estão funcionando como peças de reposição no esquema de vendas da indústria do tabaco, uma vez que 300 mil pessoas morrem por ano, só no Brasil, em virtude de doenças relacionadas com o fumo. O alerta foi dado, nesta quinta-feira (12), pelo senador Augusto Botelho (PT-RR), que elogiou as campanhas antitabaco da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde do Brasil.

- Eles precisam conseguir 300 mil clientes novos, ou mais, para se manterem - disse o parlamentar roraimense, ecoando o slogan da campanha da OMS: "Fique esperto, começar a fumar é cair na deles".

As comemorações do Dia Mundial sem Tabaco, no dia 31 de maio, foram marcadas também pelo lançamento de novas imagens de advertência sanitária, pelo Ministério da Saúde, nas embalagens dos produtos que contêm tabaco. De acordo com o senador do PT, o objetivo da campanha lançada pelo Ministério da Saúde é alertar a sociedade para as estratégias que a indústria de cigarros utiliza para atrair novos consumidores, como embalagens atrativas, sabores diferenciados e patrocínios de eventos que atraem o público jovem, como corridas de carros, esportes radicais e shows de rock.

Números da OMS dão conta de que atualmente existe no mundo quase um bilhão de jovens entre 14 e 24 anos, o que representa cerca de 18% da população global. A cada dia, cresce também o número de adolescentes fumantes. Na virada do século, entre 88 e 99 mil jovens começavam a fumar todos os dias. E de cada quatro novos adeptos do tabagismo, um era do sexo feminino.

- Faço um apelo para que aqui, nesta Casa, consigamos aprovar projetos que inibam o consumo de cigarro, principalmente por parte dos jovens, para que aqueles que correm risco de serem influenciados pelas propagandas da indústria do fumo não caiam nessa rede de vício e de morte - pregou Augusto.

O senador fez ainda uma saudação às famílias de origem japonesa que migraram do Pará para Roraima na década de 50.



12/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho elogia programas do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Augusto Botelho registra aniversário da criação do Ministério da Saúde

Augusto Botelho elogia política de saúde do Executivo para servidores públicos federais

Augusto Botelho elogia a "lei seca" para o trânsito

Augusto Botelho elogia escola-modelo do Sesc

Augusto Botelho elogia Estratégia Nacional de Defesa