Augusto Botelho volta a defender revisão da Reserva Raposa/Serra do Sol



O senador Augusto Botelho (PT-RR) voltou a defender nesta quarta-feira (13) a revisão da demarcação da Reserva Raposa/Serra do Sol, em Roraima. A matéria está em exame no Supremo Tribunal Federal (STF), onde correm várias ações contra a forma como feita a demarcação da reserva, inclusive uma de autoria do senador.

A expectativa de Augusto Botelho é que o STF se pronuncie sobre sua ação no dia 27 de agosto.

- Quero deixar bem claro que nem eu e nem a maioria das pessoas de Roraima somos contra a demarcação de reservas para os índios de Roraima. Na ação que apresentei ao STF, peço a anulação do decreto presidencial, porque o laudo antropológico apresentado para a demarcação da reserva apresenta erros graves - explicou o senador.

Segundo Augusto Botelho, em 2004, o juiz Helder Girão Barreto, de Roraima, mandou realizar uma perícia no laudo antropológico e verificou que o documento não havia sido elaborado da maneira correta. Na realidade, não passaria de uma montagem de várias peças antropológicas e jurídicas, "feitas por meio do recurso de recortar e colar".

- A demarcação da Raposa/Serra do Sol exigia conhecimento prévio dos hábitos, da cultura e da ocupação da área. A Funai [Fundação Nacional do Índio] criou um grupo técnico para fazer o levantamento, mas esse grupo técnico, na verdade, nunca existiu - afirmou o senador.

Outro aspecto vicioso do laudo seria a maneira como foi feita a demarcação. A população local, composta de índios e não-índios, nunca foi ouvida, de acordo com Augusto Botelho. Ele disse ter sempre defendido um plebiscito na área.

- Agora, ONGs e alguns estrangeiros estão de olho, novamente, na terra que pertence ao Brasil. Os interesses não são somente pelas comunidades indígenas na região. Todos sabem que, nessas regiões, estão localizadas as maiores reservas de nióbio, ouro e urânio do Brasil - acusou o senador.

Augusto Botelho recebeu apoio dos senadores Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e Marisa Serrano (PSDB-MS). Já o senador José Nery (PSOL-PA) defendeu a reserva.



13/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho espera que STF mude demarcação da reserva Raposa Serra do Sol

Augusto Botelho espera que ministros do STF mudem seus votos na questão da reserva indígena Raposa Serra do Sol

Augusto Botelho pede justiça a índios e não-índios que ocupam a Reserva Raposa/Serra do Sol

Augusto Botelho pede demarcação descontínua da Raposa-Serra do Sol

Augusto Botelho quer plebiscito sobre Raposa Serra do Sol

Augusto Botelho aponta equívocos em demarcação da Raposa Serra do Sol