Augusto Botelho aponta equívocos em demarcação da Raposa Serra do Sol



O senador Augusto Botelho (PT-RR) disse que, do modo como foi decretada, a criação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, configurou um erro. Na opinião dele, mesmo respeitando o direito dos índios à terra, teria sido possível abrigar na região os produtores rurais de pequeno e grande portes que há muitos anos desenvolvem ali suas atividades.

O parlamentar lamentou que a demarcação da reserva em área contínua tenha ocorrido apesar dos alertas que ele e o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) vêm fazendo há anos. Segundo ele, nem a maioria dos indígenas da Raposa Serra do Sol queria a atual forma de demarcação, que foi estabelecida no governo Fernando Henrique Cardoso e ficou à espera de homologação.

- Felizmente, não morreu ninguém ainda, mas a situação piorou com a ocorrência daquela agressão a tiros aos indígenas que foram invadir a fazenda de um arrozeiro - relatou Augusto.

Ele conta que havia quatro vilas na área da reserva (Mutum, Socó, Água Fria e Vila Pereira), onde viviam pessoas que não eram fazendeiros e nem eram ricas. Em Roraima, conforme o parlamentar, é costume rotular de "fazendeiro" qualquer pessoa que tenha 50 cabeças de gado.

Conforme lamentou, muitas pessoas vêm sendo retiradas de suas propriedades com a promessa de indenizações, mas a maior parte recebeu não muito mais que R$ 1,5 mil. Só agora, no governo Luiz Inácio Lula da Silva, é que cerca de 100 pessoas teriam sido reassentadas, e de forma precária.

- Não existe estrada onde as pessoas foram colocadas, não há energia elétrica. Elas não têm casa para morar, nem financiamento para fazer as casas para morar. Por isso, fico triste com esse derramamento de sangue, mas fico feliz quando o Supremo Tribunal Federal resolve dar uma solução, que, espero, seja uma solução que respeite o direito de ambas as partes - comentou.

Augusto chamou a atenção para as notícias que registram a ocupação de 46% do território por reservas indígenas.

- Queremos que seja revista alguma coisa, que haja a possibilidade de se revisar - reivindicou, observando, em seguida, que os índios da Raposa Serra do Sol e da reserva de São Marcos estão vivendo hoje de especulação com gasolina barata comprada na Venezuela.

Em apartes, apoiaram o discurso de Augusto Botelho os senadores Mozarildo Cavalcanti, Gilberto Goellner (DEM-MT), Gerson Camata (PMDB-ES), Cristovam Buarque (PDT-DF), Rosalba Ciarlini (DEM- RN), César Borges (PR-BA), Carlos Dunga (PTB-PB) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG).



07/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho pede demarcação descontínua da Raposa-Serra do Sol

Augusto Botelho espera que STF mude demarcação da reserva Raposa Serra do Sol

Demarcação contínua da Raposa-Serra do Sol não atende aos interesses da população, diz Augusto Botelho

Augusto pede demarcação descontínua da Raposa / Serra do Sol

Augusto Botelho quer plebiscito sobre Raposa Serra do Sol

Augusto Botelho pede bom senso a ministros do STF no caso Raposa Serra do Sol