AUMENTO DA CONTRATAÇÃO DE ESTRANGEIROS TEM PROTESTO DE MAURO MIRANDA



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) protestou contra o crescimento da imigração de profissionais estrangeiros de nível superior para o Brasil, o que, na sua avaliação, vem contribuindo para aumentar o desemprego no país. "Nos últimos cinco anos, houve um aumento de 321% no número de vistos de trabalho concedidos a estrangeiros, passando de 2.193, em 1993, para 8.642, em 98".

Para Mauro, esse fato é preocupante. "Há um elevado número de profissionais brasileiros altamente especializados, muitos com mestrado e doutorado, há algum tempo desempregados. Essa importação de mão-de-obra especializada é um contra-senso nas nossas expectativas de equilibrar o mercado de trabalho e o governo brasileiro nada faz para alterar esse quadro", alertou.

Ele disse que está enviando um requerimento de informações ao ministro do Trabalho, Francisco Dornelles, sobre o número de profissionais estrangeiros e as condições em que trabalham. O senador lembrou que, de acordo com a legislação brasileira, o profissional estrangeiro pode trabalhar no Brasil quando tiver seu diploma reconhecido e revalidado por uma universidade brasileira, ou quando for contratado provisoriamente por uma empresa constituída no país.

- A justificativa, nesse último caso, é a escassez de profissionais de determinada especialidade. Assim, a legislação exige a presença de um profissional brasileiro trabalhando ao lado do estrangeiro, como assistente, para garantir a transferência dos conhecimentos tecnológicos trazidos de fora. Infelizmente, tenho recebido denúncias de conselhos regionais de que o ministério não vem fiscalizando a aplicação correta da lei - informou o senador.

Segundo Mauro Miranda, essas entidades, especialmente do setor de engenharia, também se queixam de que o ministério não responde aos pedidos de informação sobre vistos de trabalho para estrangeiros. "Não creio que o ministro Dornelles tenha tomado conhecimento desse fatos. É imprescindível que os conselhos tenham dados atualizados sobre os profissionais estrangeiros, para que eles possam ser fiscalizados da mesma forma que os brasileiros", finalizou.

20/08/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda pede reforma na Lei de Responsabilidade Fiscal e aumento das tabelas do SUS

Mauro Miranda cobra providências para deter aumento de casos de Aids em Goiás

Cyro Miranda propõe Dia da Corrupção em protesto à absolvição de Jaqueline Roriz

Sistema digital irá facilitar contratação de estrangeiros

MAURO MIRANDA APROVA AS PRIVATIZAÇÕES

MAURO MIRANDA APÓIA REIVINDICAÇÕES DA CNA