Mauro Miranda cobra providências para deter aumento de casos de Aids em Goiás
Mauro Miranda entende que a dificuldade de diagnóstico precoce, por falta de médicos no estado, constitui fator de insegurança social. As pessoas que desconhecem serem portadoras, disse, não tomam nenhum tipo de precaução, como o uso freqüente preservativos.
- O diagnóstico precoce da infecção pelo HIV tem de ser reforçado em todo o estado, especialmente nas maternidades, que devem orientar as gestantes a fazerem o teste no período pré-natal. Infelizmente a maioria dos médicos não solicita o exame - lamentou o parlamentar.
Mauro Miranda alertou para o fato de que o número de infectados pela doença em Goiás vem crescendo a cada ano. Enquanto em 1999 a incidência era de 6,5 casos por 100 mil habitantes, em 2000 foram registrados 8 casos por 100 mil habitantes. O senador apontou a falta de informação como uma das razões do problema.
- É preciso que chegue ao homem do interior, principalmente das pequenas cidades, informação ampla sobre a doença, em linguagem acessível e fácil de ser entendida - recomendou o senador.
30/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mauro Miranda cobra ações para reduzir transmissão de Aids pelo aleitamento materno
Mauro Miranda cobra do governo de Goiás ações na área de segurança
Mauro Miranda pede gasoduto para DF e Goiás
Mauro Miranda alerta para erosões em Goiás
Mauro Miranda pede providências para conservação e restauração de estradas
Mauro Miranda pede verbas para estradas de Goiás