Aumento do número de analfabetos é preocupante, diz Cyro Miranda



Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (3), o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) lamentou o crescimento do número de analfabetos no Brasil. Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o senador apontou que o país ganhou 300 mil analfabetos acima de 15 anos de 2011 para 2012.

– Se estivesse estagnado, a vergonha já seria grande – apontou o senador.

Para Cyro Miranda, o número de analfabetos é preocupante. O senador disse que é grave o fato de o país não ter erradicado o analfabetismo até hoje, mesmo depois de 25 anos da promulgação da Constituição Federal, conhecida como cidadã. Na visão de Cyro, o Brasil está ainda longe de promover a universalização de um dos pontos básicos da cidadania – que é o domínio da leitura e da escrita. Ele apontou que, com mais cultura, o cidadão se protege mais de manipulações e se prepara melhor para o ingresso no mercado de trabalho.

– O símbolo maior da cidadania é se informar, se educar e dominar a leitura e a escrita. Sem esses instrumentos, a participação do cidadão na vida do país fica mais difícil – declarou o senador.

Governo do PT

Cyro Miranda lembrou que o número de analfabetos vinha caindo há 15 anos. O crescimento do índice é, segundo o senador, um dado que deveria envergonhar o PT, que governa o país há dez anos. Cyro fez duras críticas às políticas públicas do PT, que seriam improvisadas e não conseguiram alterar a estrutura da educação do país. Ele ainda chamou o governo de “gigantesco e paquiderme”.

- O analfabetismo é um mal que se enraíza e tira as esperanças da mobilidade social das famílias. É um contrassenso que um governo que se diz voltado para o social não tenha dado a devida atenção ao problema do analfabetismo – registrou Cyro.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou o pronunciamento do colega e criticou a indiferença do governo em relação ao tema. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) sugeriu a formação de um grupo de senadores, liderado por Cristovam, para dedicarem uma hora por semana para levar o ensino a pessoas analfabetas.



03/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cyro Miranda pede aumento para professores universitários e critica descaso do governo

Marisa Serrano lamenta aumento de analfabetos no Brasil

Osvaldo Sobrinho lamenta maior número de analfabetos e falta de investimento na Educação

Aumento da carga tributária é preocupante, diz Luiz Pontes

Eduardo Azeredo considera preocupante queda de arrecadação com aumento de gastos

Cyro Miranda defende criação da CPI da Petrobras