Autoridades assinam documento que estabelece as diretrizes do Mercosul Esporte
Depois de três dias de reuniões, ministros e altas autoridades para o esporte nos países do Mercosul criaram uma instância para aprofundar o intercâmbio e promover o desenvolvimento do esporte na América do Sul.
Nesta quinta-feira (9), foi assinado, na cidade de Catia La Mar, no estado Vargas, Venezuela, o documento que estabelece as diretrizes de funcionamento do Mercosul Esporte.
O ministro Aldo Rebelo lembrou o que chamou de “enorme responsabilidade” dos governantes com a integração regional da América do Sul e afirmou que a reunião na Venezuela é um passo importante para avançar na realização do sonho do libertador Bolívar e de todos os que lutaram pela independência dos países sul-americanos.
“O esporte é uma enorme porta aberta para a integração. Não tem as limitações, nem as condicionantes dos acordos em outras áreas. O documento que assinamos hoje é um passo importante. Mas precisamos avançar mais. Vamos aproveitar a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. O ideal é que pudéssemos preparar nossos atletas em conjunto para que o quadro de medalhas de 2016 não seja visto apenas do ponto de vista de cada país, mas como resultado de conquistas do Mercosul”, destacou o ministro Aldo Rebelo.
O documento assinado pelos participantes da I Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Esporte do Mercosul será levado ao conselho de ministros do bloco. Foram criadas três comissões que tratarão de pesquisa científica, promoção e universalização do desenvolvimento esportivo e de garantir lisura nos resultados das competições.
O documento enfatiza a necessidade de fazer do esporte ferramenta de inclusão social e melhoria das condições de saúde. As populações em situação de vulnerabilidade e os mais velhos mereceram citação específica no documento. O ministro Aldo Rebelo lembrou os riscos que o esporte sofre atualmente e pediu a atenção dos seus colegas para o enfrentamento desses perigos.
“O primeiro risco é o doping, que desmoraliza os resultados e, especialmente, os atletas. Outro risco são as tentativas de manipulação de resultados pela atuação de grupos ilegais que, movimentando muito dinheiro, fazem apostas ilegais e tentam influir nos resultados de competições em todos os continentes. E também temos que enfrentar o excesso de mercantilização do esporte que pode afetar até a escolha de sede dos torneios e jogos”, completou o ministro.
Fonte:
Ministério do Esporte
10/01/2014 18:29
Artigos Relacionados
Comissão do Marco Regulatório estabelece diretrizes
Aprovado documento com diretrizes voltadas para desenvolvimento da educação no País
Estatuto da Cidade estabelece diretrizes da política urbana
CI debate projeto que estabelece diretrizes para o saneamento básico
Portaria estabelece diretrizes para regular uso da força por agentes públicos
Brasil estabelece diretrizes para suprimento de energia à Argentina e Uruguai