AUTORIZAR DÍVIDA DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS É COMPETÊNCIA PRIVATIVA DO SENADO
O acompanhamento da dívida pública é uma das atribuições de competência privativa do Senado, prevista na Constituição Federal. Isso acontece graças ao regime federativo brasileiro, segundo o qual o Senado representa as unidades da Federação, enquanto a Câmara dos Deputados representa o povo.
O Senado pode autorizar o refinanciamento de dívidas de estados e municípios, permitindo que troquem sua dívida velha por uma nova, em outras condições de pagamento. Com essas operações, conseguem prazos melhores de pagamento da dívida, obedecendo ao Programa de Apoio a Reestruturação e ao Ajuste Fiscal do Estados proposto pelo governo federal.
A partir de 1992, a Comissão de Assuntos Econômicos passou a fazer uma avaliação mais detalhada sobre a situação da dívida pública. Para aprovar refinanciamentos e operações de crédito, os 27 senadores titulares e suplentes que compõem a comissão examinam a procedência dos pedidos e a situação de cada estado e município que pede a autorização ao Senado. Durante as discussões, é comum senadores alertarem sobre riscos de comprometimento da receita do estado e votarem contra algumas operações financeiras, para evitar o aumento das dívidas.
O Senado intensificou o controle do endividamento de estados e municípios, em grande parte devido aos resultados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que, em 1996, detectou a emissão irregular de títulos públicos para pagamento de dívidas judiciais, os precatórios. Depois da CPI, ficou ainda mais difícil autorizar esse tipo de operação. Neste sentido, o plenário aprovou em junho resolução que intensifica o controle do endividamento, impondo novas condições para as futuras autorizações.
30/06/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
AUTORIZAR DÍVIDA DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS É COMPETÊNCIA PRIVATIVA DO SENADO
APROVAÇÃO DE EMBAIXADORES É COMPETÊNCIA PRIVATIVA DO SENADO
CCJ vota PEC que dá ao Senado competência privativa para aprovar demarcação de terras indígenas
Senado deverá votar no dia 24 PEC que transfere aos estados competência para criar novos municípios
Competência privativa, uma das razões do grande número de matérias
CAE analisa ato que impõe mais rigor para autorizar empréstimos a estados e municípios