Avança projeto para fortalecer ensino técnico no país



A oferta de ensino técnico no país poderá passar por uma ampla reforma, a começar pela construção de novas escolas, aquisição de equipamentos pedagógicos, reequipagem de unidades já existentes e melhor capacitação profissional de docentes e pessoal técnico-administrativo. Medidas nesse sentido estão previstas no projeto aprovado, terça-feira (12), pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

De acordo com o projeto, a reforma viria com a criação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional e Qualificação do Trabalhador (Fundep). Esse fundo teria fonte permanente de recursos, direta e autônoma, vinda de receitas da arrecadação dos impostos sobre a renda, sobre Produtos Industrializados (IPI), além do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O relator da matéria, senador Gerson Camata (PMDB-ES), apresentou voto favorável ao texto (PLS 274/03), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), acolhendo emendas apresentadas quando da tramitação da proposta na Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CE).

A proposição estabelece como principais objetivos para o Fundep: criar oportunidades de emprego e geração de renda; promover a descentralização e a regionalização de ações da educação profissional; combater a pobreza e as desigualdades regionais; e elevar a produtividade e a competitividade do setor produtivo.

O Fundep seria gerido por um conselho deliberativo composto por representantes dos trabalhadores, do empresariado, bem como por representantes do governo federal nas áreas de trabalho e emprego.

O projeto segue agora para análise das comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Assuntos Sociais (CAS) e de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votado em decisão terminativa.



12/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vagas para ensino técnico chegam a 816 mil em todo o País este ano

Aprovado projeto para fortalecer ensino intercultural nas comunidades indígenas

Aprovada ampliação do ensino técnico no País

Ensino técnico de SP firma parceria para melhorar ensino de inglês

Ângela Portela defende projeto de incentivo ao ensino técnico

Paim pede aprovação do projeto que cria ensino técnico profissionalizante