Imigração pacífica deve servir de exemplo a outros países, diz José Nery



Durante a sessão especial que homenageou nesta quinta-feira (12) o centenário da imigração japonesa, o líder do PSOL, senador José Nery (PA), disse que o processo de emigração dos japoneses para o Brasil deve servir de exemplo a outros países, uma vez que demonstra a forma solidária de relações entre povos. O senador observou que nem sempre a recepção de imigrantes, especialmente pelos países desenvolvidos, é feita de forma harmoniosa.

José Nery observou que a convivência amistosa e o respeito que os japoneses têm pelos brasileiros permitiram que eles contribuíssem para a riqueza do Brasil em várias atividades econômicas e sociais.

Também o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) destacou a contribuição do povo japonês para o desenvolvimento do Brasil. Na opinião do senador, o Japão é um símbolo de paz e de alta tecnologia, que, com a imigração, se expandiu por todo o Brasil. Para Perillo, o povo japonês ensinou aos brasileiros disciplina e trabalho.

O senador Romeu Tuma (PTB-SP) destacou a mística japonesa e prometeu trazer na próxima semana, para cada senador, um exemplar de daruma - talismã em forma de boneco que tem os olhos pintados por quem o ganha e dá direito a um pedido. Tuma quer, com isso, que os senadores se aliem no combate à violência e à corrupção que, segundo ele, "se alastram pelo país". Na tribuna, ele se emocionou ao lembrar do tratamento atencioso e fraterno recebido dos japoneses em visita que fez àquele país.

O presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão e vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deputado Takayama (PSC-PR), apelou ao Ministério de Relações Exteriores, bem como ao embaixador brasileiro no Japão, Luiz Augusto Castro Neves, para que haja empenho diplomático junto ao governo japonês no sentido de que as peças do navio Kasatu-Maru - que trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil e está afundado em águas rasas em território russo - sejam encaminhadas para museu no Brasil e no Japão. Segundo o deputado, a retirada do navio depende apenas de uma carta do governo japonês ao governo russo.

O deputado também pediu o apoio dos senadores para que o governo brasileiro adote o trem-bala Shincansen no projeto que o governo brasileiro que implantar nas principais cidades brasileiras. Takayama destacou que o Japão é referência mundial na área de transporte de alta velocidade.



12/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan diz que fim da sessão secreta deve servir de exemplo para outras instituições

Machado de Assis deve servir de exemplo aos jovens brasileiros, diz João Pedro

Avanço educacional da China deve servir de exemplo para o Brasil, diz Raupp

Pnud: Brasil chegará à Rio+20 como exemplo para outros países

ONU diz que comitê contra tortura do RJ deve ser exemplo para outros estados

Determinação e paixão de ACM devem servir de exemplo, diz Jarbas Vasconcelos