Machado de Assis deve servir de exemplo aos jovens brasileiros, diz João Pedro
Ao discursar na sessão plenária desta terça-feira (16), o senador João Pedro (PT-AM) conclamou a juventude a buscar o exemplo do escritor e jornalista Machado de Assis - a seu ver, um homem que não se curvou diante das dificuldades e deixou uma história de persistência, coragem e obstinação.
Para João Pedro, Machado de Assis representa mais do que uma referência literária, porque sua vida é rica de lições para todas as idades. Ele parabenizou o Senado pela iniciativa de realizar uma exposição sobre a vida e a obra do escritor, neste ano que marca o centenário de seu falecimento, ocorrido em 1908, no Rio de Janeiro.
O senador disse que Machado é imortal não porque foi membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), mas porque jamais será esquecido pelo povo brasileiro, até mesmo por aqueles que nunca leram seus livros, porque a vida brasileira permanece permeada de referências sobre seus exemplos de vida e arte.
- Usando seu talento, Machado louvou a persistência como virtude indispensável para conseguir alcançar mesmo os sonhos mais impossíveis. Ele soube penetrar na alma humana e fazer perceber, ao seu leitor, não somente os costumes da sociedade, mas também suas fraquezas - destacou.
João Pedro lembrou que, durante sua vida, Machado de Assis escreveu nove romances, nove peças de teatro, 200 contos e 600 artigos jornalísticos. Segundo ele, seus escritos dissecam as mazelas da sociedade de seu tempo e até projetam os acontecimentos do futuro.
16/12/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Imigração pacífica deve servir de exemplo a outros países, diz José Nery
Renan diz que fim da sessão secreta deve servir de exemplo para outras instituições
Avanço educacional da China deve servir de exemplo para o Brasil, diz Raupp
João Pedro homenageia Sibá Machado
João Pedro: Perdemos um grande político, mas fica o exemplo
João Pedro homenageia os geógrafos brasileiros