Avós poderão adotar netos



O projeto que trata do endurecimento da lei para aqueles que explorarem sexualmente menores traz também medidas que visam à melhoria do equilíbrio emocional da criança ou adolescente. Uma das iniciativas é permitir, no âmbito no Estatuto da Criança e do Adolescente, que os avós possam adotar o neto, caso fique atestada a incapacidade dos pais de proteger a criança ou comprovado que estes são os próprios agressores.

O autor da proposta, senador Geraldo Althoff (PFL-SC), quer corrigir o que ele considera uma distorção na atual legislação, pois esta proíbe a adoção pelos avós ao mesmo tempo em que permite que pessoas estranhas, inclusive estrangeiros, possam adotar a criança depois de ter com ela um convívio de apenas quinze dias.

- Em muitas situações de abuso sexual, cuja maior parte das ocorrências registradas se dá no próprio ambiente familiar, existe uma aproximação e proteção natural dos avós com a criança. E nesses casos, se for preciso que a criança fique afastada dos pais, é melhor que ela possa continuar no núcleo familiar. Essa é uma medida simples, mas que tem grande efeito sobre o equilíbrio emocional da criança - acentuou Althoff.

Outra providência positiva do projeto do senador, também alterando o Estatuto da Criança e do Adolescente, é a garantia de acesso da criança à escola, independentemente da apresentação da certidão de nascimento do menor pelos responsáveis.

- A ausência do documento não pode constituir-se em empecilho para sua freqüência à escola. O essencial é que a criança esteja na escola - disse o senador.



15/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


AVÓS PODERÃO TER AMPLIADO DIREITO DE VISITA AOS NETOS

Aprovado direito de visita dos avós aos netos

Direito dos avós de visitar netos vira lei

Avós terão garantido o direito de visitar netos

Kátia Abreu quer assegurar direito de avós visitarem netos

Proposta aprovada pelo Senado garante aos avós, no caso de divórcio, o direito de visitar seus netos