Azeredo cobra medidas para minimizar problemas do agronegócio
Ao registrar que a queda do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio foi de quase 4,7% no ano passado, em comparação com 2004, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) cobrou do governo federal a adoção imediata de medidas como ampliação do crédito a custo reduzido, infra-estrutura de escoamento e armazenagem, investimentos em pesquisa científica e tecnológica e a definição de preços justos para os produtos agrícolas.
Citando estudo feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo, Azeredo concluiu que o agronegócio apresentou, em 2005, seu pior resultado nos últimos seis anos. As perdas dos agricultores teriam chegado a R$ 26 bilhões, comparando-se com o ano anterior.
- Na safra de 2004 até que houve crescimento de alguns índices positivos de produção e comercialização no setor agropecuário. Mas agora que se aproxima a safra deste ano e já se conhece a do ano passado, o governo não tem nada para alardear sobre grandes feitos na área. Ao contrário, os números já calculados são altamente preocupantes, sobretudo se levar-se em conta que a agropecuária, como um todo, é um pilar fundamental da nossa economia - afirmou.
Segundo Eduardo Azeredo, a situação dos agropecuaristas no seu estado é tão delicada, em virtude do custo do dinheiro e da contenção do consumo interno e das exportações, que os produtores de leite foram obrigados a criar medidas de racionalização de logística e custos para suportar as adversidades. Ele contou que cerca de 6 mil produtores de 11 entidades e cooperativas organizaram-se num pool para reduzir os custos de transporte e compras de insumo.
Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) lamentou que, em vez de trabalhar para resolver os problemas dos produtores rurais, o governo federal tenha se limitado, nos últimos meses, a tentar explicar-se diante das diversas acusações que vem recebendo. Ele pediu aos demais senadores que sejam contundentes na cobrança de soluções para o agronegócio e sugeriu a criação de uma frente para defender a economia nacional.
22/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Goellner sugere medidas para minimizar efeitos da crise na agricultura
Senadores debatem medidas para minimizar prejuízos à produção brasileira de aço
Mendes Ribeiro anuncia medidas para minimizar crise na suinocultura
Saiba como minimizar problemas de saúde com tempo seco
Jonas Pinheiro quer medidas para preservar o agronegócio
Serys alerta para necessidade de medidas de apoio ao agronegócio