Azeredo destaca autenticidade e ousadia de ACM
O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), em discurso durante a sessão especial que homenageou o senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), morto em julho em decorrência de insuficiência renal e cardíaca, ressaltou a autenticidade do parlamentar, seu protagonismo na vida política nacional e sua singularidade.
-Se fosse possível, e não creio que seja, apenas o faço tentativamente, resumir em uma única palavra o traço central da personalidade do senador Antonio Carlos Magalhães, determinante para a consagração de sua magnífica carreira pública, podemos dizer que é a palavra 'ousadia' - disse.
Azeredo destacou a habilidade de Antonio Carlos ao transitar pelos gabinetes de vários chefes da Nação, como Juscelino Kubitschek, sempre lutando pelos interesses da Bahia e do Brasil, além da convivência com Renato Azeredo, seu pai. Elogiou ainda sua conduta pública, por manter sempre uma linha de coerência em suas convicções políticas,seu apoio fundamental para a volta da democracia ao Brasil e para a sustentação dos mandatos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do atual, Luiz Inácio Lula da Silva.
- Ele era crítico, independente; senhor de suas opiniões e atitudes, nunca deixou de apontar o que considerava equívocos nos governos que apoiou - observou o senador.
Antonio Carlos, lembrou o parlamentar, não transigia com o erro, não admitia a incompetência, e com sua verve, inteligência e "agudo senso de timing político, escreveu algumas das páginas mais memoráveis da política brasileira, na segunda metade do século 20".
08/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Azeredo destaca incongruência entre PT da oposição e PT do poder
Azeredo destaca luta de Brizola pela democracia
Eduardo Azeredo destaca mistura de culturas em Brasília
Azeredo destaca importância da regularização de imigrantes no Brasil
Eduardo Azeredo destaca retração do mercado brasileiro
Eduardo Azeredo destaca ampliação de ensino fundamental em Minas