Azeredo pede aprovação do projeto que dá aposentadoria para dona-de-casa



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) conclamou os senadores a aprovarem o projeto (PLS 318/05) do senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) que concede aposentadoria para as donas-de-casa de baixa renda. Azeredo é o relator da matéria, que será votada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quinta-feira (9) em caráter terminativo, ou seja, se aprovada, não precisará ser votada em Plenário, sendo enviada para a Câmara dos Deputados.

A proposição de Rodolpho Tourinho estabelece, entre outros dispositivos, que o segurado facultativo, sem renda própria, que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico em sua residência e que seja de família de baixa renda, pague uma alíquota de 11% para ter acesso a benefícios previdenciários equivalentes a um salário mínimo. A proposição define como família de baixa-renda aquela que apresente renda mensal per capita de até meio salário mínimo.

"A proposta visa a incluir no Regime Geral da Previdência Social cidadãos trabalhadores que não contam com qualquer tipo de proteção social", sustenta Azeredo no seu voto, observando que o projeto ainda colabora com a política fiscal do governo, na medida em que aumenta a receita pública ao incorporar novos contribuintes à Seguridade Social.

O senador acrescentou que a aprovação do projeto é uma resposta do Senado às reivindicações das mulheres que participaram, nesta quarta-feira (8), em Brasília, da Marcha Nacional pela Aposentadoria das Donas-de-Casa.

08/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tourinho pede aprovação de projeto que concede aposentadoria às donas-de-casa

Aposentadoria para dona de casa pobre e de faixa etária mais alta poderá ser facilitada

Ruben Figueiró pede aprovação de projeto que trata da aposentadoria das policiais

Lobão pede aprovação do projeto que concede aposentadoria aos 'bóias-frias'

Azeredo pede aprovação de projeto que exige 'airbag' em carros novos

Eduardo Azeredo pede pressa na aprovação de projeto que tipifica crimes praticados na internet