Azeredo pede aprovação de projeto que exige 'airbag' em carros novos
A proximidade do Carnaval, período no qual aumenta o fluxo de automóveis nas estradas brasileiras e também cresce o número de acidentes com vítimas, motivou o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) a cobrar a aprovação de projeto de sua autoria que obriga a instalação de airbag duplo nos automóveis fabricados no Brasil. A matéria - que já passou pelo Senado - está pronta para ser votada pelo Plenário da Câmara dos Deputados.
O projeto de Azeredo determina a inclusão do dispositivo airbag para o motorista e o passageiro da frente entre os itens de segurança obrigatórios dos novos modelos de veículos fabricados, importados, montados ou encarroçados no Brasil. Se os deputados aprovarem a matéria, caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinar as especificações técnicas do equipamento e elaborar um cronograma de implantação.
- Com a implantação dessa exigência vamos ter um investimento adicional no país. Hoje, os airbags são importados, mas na medida em que eles se transformarem em item obrigatório, será necessária a implantação de fábricas no país. Vamos ter novos empregos neste momento de crise em que o país busca garantir e ampliar os postos de trabalho - disse Eduardo Azeredo.
O senador por Minas Gerais também rebateu uma das críticas feitas por opositores à obrigatoriedade do airbag: a de que os automóveis encareceriam. Ele calculou que se o dispositivo, que é importado, custa hoje R$ 2 mil, poderá custar R$ 1 mil se passar a ser fabricado no Brasil em larga escala.
Eduardo Azeredo também pediu ao governo federal que melhore a malha viária do país. Ele lamentou que as obras das rodovias - mesmo tendo sua execução transferida para o âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - continuem em ritmo lento. O senador também alertou para a necessidade de campanhas educativas visando diminuir a violência no trânsito.
17/02/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Azeredo comemora aprovação de projeto que exige airbag em carros novos
Senadores condenam adiamento da instalação de airbag e freio ABS em carros novos
Projeto de Azeredo estabelece que air bag seja item obrigatório em carros novos
Projeto que torna airbag obrigatório, de autoria de Azeredo, segue para sanção presidencial
Azeredo pede aprovação do projeto que dá aposentadoria para dona-de-casa
Eduardo Azeredo pede pressa na aprovação de projeto que tipifica crimes praticados na internet