Azeredo quer que CRE ouça o embaixador Roberto Abdenur



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) anunciou nesta terça-feira (6) que apresentará na primeira reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), marcada para o dia seguinte, um requerimento para que o embaixador Roberto Abdenur seja convidado a esclarecer as afirmações feitas em entrevista à revista Veja (edição 1994, de 7 de fevereiro de 2007), em relação à política externa do Itamaraty, segundo o embaixador pautada pelo antiamericanismo e pela exigência de alinhamento ideológico dos diplomatas.

- Em sua entrevista, Abdenur afirma, de forma corajosa, que generalizou-se a idéia de que as promoções ocorrem por afinidade político-ideológica, não por competência - disse o senador, assinalando que nem durante o regime militar ocorreu semelhante situação.

O embaixador disse ainda, ressaltou o senador,que as relações entre Brasil e Estados Unidos estão bem devido ao pragmatismo do presidente Lula.

Azeredo ainda destacou os erros da política externa brasileira listados pelo embaixador, como a valorização por afinidades ideológicas do eixo Sul-Sul, em detrimento do diálogo Norte-Sul. Na entrevista, o embaixador classificou esse erro como "um substrato ideológico vagamente anticapitalista, antiglobalização, antiamericano, totalmente superado".

O senador lembrou que o embaixador Roberto Abdenur tem 44 anos de carreira.



06/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova indicação de Roberto Abdenur para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos

Eduardo Azeredo recebe embaixador do Irã

Inácio Arruda parabeniza embaixador Roberto Azevêdo por vitória na OMC

Eduardo Azeredo: sem Roberto Marinho o Brasil "ficou menor"

Azeredo pede providências contra 'tratamento grosseiro' ao embaixador brasileiro em Buenos Aires

Ingresso da Venezuela no Mercosul é inadequado e indesejável, diz Abdenur