Balanço: Foco no mercado e equilíbrio financeiro marcam atuação do IPT
O IPT encerrou 2005 com um balanço financeiro positivo
No ano de 2005 o IPT - vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvi-mento Econômico do Estado de São Paulo (SCTDE) - passou por profunda mudança in-terna, realizando esforços de gestão com foco na área externa. Migrou de um modelo de organização do conhecimento com base em divisões técnicas, para centros tecnológicos voltados à ação externa. Foi implementado um processo de mudança planejado para adequar dinamicamente o Instituto ao seu ambiente de atuação. Buscou-se sua Refocali-zação, Reorganização, Redimensionamento e Reconhecimento, o processo dos "4Rs".
As ações que permitiram refocalizar as atividades técnicas e que conduziram ao de-sempenho financeiro positivo no período foram apresentadas em um Compromisso de Gestão concebido pelo próprio Instituto, no início de 2005, e proposto às secretarias pau-listas da Fazenda, Planejamento e SCTDE.
O objetivo foi consolidar de maneira permanente a atuação do IPT. O quadro de pessoal foi reduzido em 10%, foi feito um equacio-namento das dívidas e atualização dos recursos públicos operacionais. O Instituto foi além do cumprimento integral este Compromisso, superando no que diz respeito às re-ceitas próprias.
Apesar do período marcado por dificuldades, com apoio da SCTDE, Planejamento e Fazenda, o IPT encerrou 2005 com um balanço financeiro positivo, o que ocorrera apenas uma vez nos últimos 30 anos, desde que o Instituto tornou-se uma S. A.
O IPT tam-bém investiu na sua capacitação e modernização laboratorial mantendo e, em alguns ca-sos até aumentando, sua relevância tecnológica para o setor produtivo para as políticas públicas. Incorporou ao patrimônio bens e equipamentos tecnológicos no valor de R$ 3 milhões, dos quais 1,2 milhão de reais com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Também adquiriu equipamentos no valor de 1,8 milhão de reais em projetos contratados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Fi-nep), com recursos de fundos setoriais.
Segundo o diretor superintendente Guilherme Ary Plonski, 2005 foi um ano de supera-ção. "Conseguimos o equilíbrio financeiro num período de grandes ajustes, o que não é fácil. Fomos criativos sem perder o equilíbrio, realizando sem gastar mais do que p
04/11/2006
Artigos Relacionados
Tecnologia: Foco no mercado e equilíbrio financeiro marcam atuação do IPT
Mulheres marcam sua atuação no Congresso Nacional
NORMAS MAIS RÍGIDAS PARA DÍVIDAS, CAMINHO PARA EQUILÍBRIO FINANCEIRO
NORMAS MAIS RÍGIDAS PARA DÍVIDAS, CAMINHO PARA EQUILÍBRIO FINANCEIRO
Ipea e ONU vão debater regulação do mercado financeiro
Assessoria de Finanças do PPS detecta maquiagem no balanço financeiro de 2001