Bancada cearense pede apoio para reestruturar dívida do estado



Em nome da Presidência do Senado, o senador Paulo Paim (PT-RS) recebeu na tarde desta terça-feira (18) a bancada cearense da Câmara dos Deputados para discutir a mensagem presidencial que autoriza o governo do Ceará a contrair empréstimo de US$ 100 milhões para financiar obras de infra-estrutura básica e de saneamento no estado.

Aprovado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o pedido aguarda votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde o relator é o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Antes do fim da reunião, o senador Paulo Paim conseguiu a presença no encontro do senador Ramez Tebet (PMDB-MS), que é presidente da CAE e que prontamente incorporou-se ao objetivo de fazer esse empréstimo ser votado na próxima terça-feira (25).

A operação de crédito será contratada entre a Companhia de Águas e Esgotos do Ceará (Cagece) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e deverá beneficiar a população de Fortaleza e de sua região metropolitana, contemplando quase 16 municípios.

Ex-presidente do Senado, o deputado Mauro Benevides (PMDB) participou do encontro e disse que o Ceará preencheu os requisitos mínimos reclamados pela STN.

O coordenador da bancada cearense na Câmara, deputado Inácio Arruda (PC do B) alegou que a aprovação rápida desse empréstimo "é uma questão de vida ou morte para o Ceará, que é uma estado turística". De acordo com Arruda, depois de o pedido ser votado na CAE e no Plenário do Senado, ainda terá que enfrentar toda a tramitação exigida por um organismo financeiro internacional. Além disso, o pedido terá que constar da peça orçamentária da União, que chegará ao Legislativo até 30 de agosto.

- Se não aprovarmos com rapidez, o estado sofrerá grave prejuízo, pois o projeto tem grande impacto na área de saúde - afirmou Arruda.



18/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


BANCADA DO PFL DE MINAS PEDE APOIO A ACM PARA TER MINISTÉRIO

Paim pede apoio a proposta da bancada gaúcha para divisão do FPE

Agripino: Sarney tem o apoio dos senadores para reestruturar a Casa

Bancada feminina do Congresso pede apoio a Tebet para projetos sobre mulheres

Vanessa pede apoio à bancada da Amazônia para por em prática projeto Norte Competitivo, da CNI

Bancada paraense pede apoio para indicação de Reynaldo da Silveira para o STJ