BANCADA GAÚCHA PEDE A SARNEY QUE AJUDE A PRESERVAR CONSULADO



Seis deputados da bancada do Rio Grande do Sul procuraram na tarde de hoje(dia 9) o presidente do Senado, José Sarney, para pedir-lhe que solicite ao Congresso americano que não autorize o fechamento do consulado daquele país em Porto Alegre. Os Estados Unidos têm quatro consulados no Brasil - em Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre - e pretende fechá-los como medida de contenção de despesa.

Conforme os deputados explicaram ao presidente do Senado, anualmente, o consulado americano expede 55 mil vistos turísticos em Porto Alegre, o que por si justifica a permanência daquele escritório. O governo americano contudo está fechando 19 consulados em todo o mundo e, até o fim de agosto, o Parlamento daquele país deverá manifestar-se sobre a questão.

O que a bancada gaúcha deseja é que o presidente do Senado brasileiro envie ao presidente do Parlamento americano uma mensagem, explicando as razões pelas quais o consulado de Porto Alegre deve ser preservado. Conforme explicou o deputado José Fortunati (PT-RS), esse consulado é fundamental nas relações comerciais daquele Estado com os Estados Unidos, não bastasse o fato de que o Rio Grande do Sul está no centro do Mercosul.

Fortunati também lastimou o fato de que a iniciativa de fechar o consulado aconteça exatamente no momento em que cresce a importância econômica do seu Estado. O presidente do Senado prometeu mandar o arrazoado que a bancada lhe entregou para o presidente do Parlamento americano.



09/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governador de Rondônia pede a Sarney que ajude o estado

Bancada federal gaúcha pede negociação com ministro dos Transportes

Paim pede apoio a proposta da bancada gaúcha para divisão do FPE

Representante de bancários em greve pede que Sarney ajude a reabrir negociações

Bancada gaúcha pede votação do índice de correção das dívidas de estados e municípios

Municípios apresentam reivindicações à bancada federal gaúcha