Senado prepara homenagem ao Barão de Rio Branco



Na próxima segunda-feira (5), o Senado vai realizar sessão especial para homenagear o Barão de Rio Branco, por ocasião do centenário de seu falecimento. A iniciativa da homenagem, marcada para as 11h, é do senador Jorge Viana (PT-AC).

José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, nasceu no Rio de Janeiro, em abril de 1845. Advogado, político, jornalista, historiador e diplomata, desempenhou relevante papel na consolidação das fronteiras nacionais. Faleceu na mesma cidade, em fevereiro de 1912.

Para o senador Jorge Viana, o momento mais significativo da trajetória do Barão de Rio Branco - à época à frente do Ministério das Relações Exteriores - foi sua defesa dos interesses nacionais na disputa com a Bolívia pelo que é hoje o território do Acre.

"A determinação da população local na luta pela nacionalidade brasileira, reconhecida pelo poder central, terminou vitoriosa com a assinatura do Tratado de Petrópolis, consolidando o nome do Barão de Rio Branco como a grande referência da diplomacia", disse o senador ao justificar a homenagem.

Hoje, Rio Branco dá nome à capital do estado do Acre. O Barão também é inspiração para o instituto de ensino superior para formação de diplomatas, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores (Instituto Rio Branco).



01/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores prestam homenagem ao Barão de Rio Branco

SARNEY ENALTECE A FIGURA DO BARÃO DO RIO BRANCO

Barão do Rio Branco recebe homenagens no centenário de sua morte

Geraldo Mesquita: reconhecimento a Barão do Rio Branco é merecido

ALCÂNTARA DESTACA ATUAÇÃO DIPLOMÁTICA DO BARÃO DO RIO BRANCO

Senadores relembram papel do Barão do Rio Branco na definição das fronteiras do país